Publicidade

Alerta Laranja, Tempestade: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

SANTA CATARINA há 3 meses
INMET publica aviso iniciando em: 18/02/2020 04:00. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
* Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fortes áreas de instabilidade crescem sobre a Argentina e avançam para o Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira, 17 de fevereiro. A região de Uruguaiana, na tríplice fronteira no sudoeste gaúcho, já sentia fortes pancadas de chuva, acumulando quase 30 mm em apenas 1 hora (entre 8h30 e 9h30), pela medição do CEMADEN.

 

A imagem da nebulosidade captada às  9h30 (Brasília) pelo satélite GOES 16 mostra a grande área de nuvens carregadas (mancha arredondada em tons de vermelho, preto e cinza) que já estava próxima do Rio Grande do Sul.

 


Nuvens carregadas (manchas coloridas) avançam da Argentina para o Rio Grande do Sul

na manhã de 17/2/2020



Atenção para chuva e vento forte

Há risco de chuva e de vento forte durante esta segunda-feira no Sul do Brasil por causa da expansão das nuvens carregadas sobre a Região. O maior risco de tempestades nesta segunda-feira, 17, é para o Rio Grande do Sul, que pode ter rajadas de 60 km/h a 80 km/h. Mas em Santa Catarina e no Paraná podem ocorrer rajadas de 50 km/ a  70 km/h.

 

As pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná e ocorrem à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes. Mas a chance de chuva hoje ainda é baixa para o leste destes estados, incluindo as capitais Florianópolis e Curitiba.

 

No Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva começam pela manhã e se espalham pelo estado no decorrer da tarde. Há risco de temporal também para Porto Alegre.

A capital gaúcha teve ontem o segundo dia mais quente de 2020 até agora, com temperatura de 37,4°C à tarde, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia 

 

 

Foto de Edson Oesterreich, Toropi (RS)

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria se organiza no decorrer desta segunda-feira, 17, entre o norte e o leste da Argentina e o Uruguai. Durante a terça-feira, 18 de fevereiro, esta frente fria avança sobre o Sul do Brasil e aumenta as condições para chuva em todos os estados. Há risco de chuva e de vento moderados a fortes sobre o Sul do Brasil nesta terça-feira.

Um ciclone extratrotropical se organiza sobre o mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, aumentando o risco de ventania sobre este estado.


fonte climatempo


Publicidade

Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2020 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice