Temporais atingem Santa Catarina nesta segunda-feira (30) – Foto: Gabriel Lain/Arquivo/ND
Após o calorão registrado em Santa Catarina no fim de semana, uma frente fria se aproxima e traz condições de fortes temporais. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta, que vale para todo o Estado até, a princípio, a noite desta segunda-feira (30).
Conforme o órgão, a aproximação da frente fria traz temporais de forte intensidade com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo em todas as regiões de Santa Catarina, no decorrer desta segunda-feira.
Há risco de alagamentos e enxurradas de forma pontual, segundo o alerta.
As condições propícias para as tempestades estão formadas desde a manhã de domingo em todo o Estado, conforme pode ser observado em amarelo no mapa abaixo:
Todas as regiões do Estado devem ser atingidas por temporais – Foto: Divulgação/Defesa Civil
Em casos de tempestades com ventos fortes e raios, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de janelas, árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Na praia, jamais fique na água.
Em situações de alagamentos ou inundações, o órgão orienta que se evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. O trânsito em pontilhões e pontes submersas também deve ser evitado pelos condutores.
Deve-se ter atenção especial com crianças perto de rios e ribeirões.
A indicação é que se fique atento, ainda, aos seguintes sinais de deslizamentos de terra: inclinação de postes e árvores; qualquer movimento de terra ou rochas próximas à residência e aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
Fonte ND MAis
METSUL ADVERTE QUE SANTA CATARINA ENFRENTARÁ UMA CALAMIDADE
há 1 mêsConfira as regras em Florianópolis para a temporada de verão com a Covid-19
há 1 mêsGoverno anuncia toque de recolher em municípios de Santa Catarina
há 1 mêsApós calorão, frente fria chega com fortes temporais em Santa Catarina
há 4 mesesGeladeira Solidária ajuda famílias em vulnerabilidade social em Lages