Bolas de fogo passaram pelo céu de sete regiões do Chile na semana passada, causando pequenos incêndios e intrigando moradores. A suspeita inicial era de que tais objetos espaciais seriam meteoritos, mas essa hipótese foi descartada pelos pesquisadores. Uma investigação preliminar do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do país mostrou que não se tratava desse tipo de pedra espacial, pois nenhuma pedra rochosa foi encontrada em nenhuma das regiões onde ocorreram avistamentos.
Em comunicado, o órgão governamental anunciou que, para identificar os objetos, alguns geólogos ainda verificarão o terreno da queda, entrevistando residentes locais e recolhendo amostras do solo que serão analisadas em laboratório.
O astrofísico Jose Maza contou ao canal de televisão local TVN que a resposta mais óbvia para explicar os objetos misteriosos é que eles seriam meteoritos ou lixo espacial. De acordo com os pesquisadores, cerca de 200 a 400 detritos espaciais caem dos céus todos os anos.
Em abril deste ano, por exemplo, a Estação Espacial Chinesa Tiangong-1 pegou fogo durante a sua entrada na atmosfera e se espatifou no Oceano Pacífico.
fonte Revista Galileu
Algodão 'manchado' da China: novas evidências de trabalho forçado
há 1 mêsApós 800 anos, Estrela de Belém poderá ser vista perto do Natal deste ano
há 5 mesesCinco planetas podem ser vistos a olho neste domingo
há 8 mesesNão perca: Neste 7 de maio teremos lua cheia e chuva de estrelas, os restos do cometa Halley
há 8 mesesConjunção entre Vênus e a Lua ocorre neste domingo (26)