Publicidade

Maior raio do mundo é registrado no Sul do Brasil pela Organização Mundial de Meteorologia

BRASIL há 1 mês

O recorde de raio mais extenso do mundo foi anunciado nesta sexta-feira (26) pela OMM (Organização Mundial de Meteorologia). Ele ocorreu em 31 de outubro de 2018, no Sul do Brasil, e percorreu uma distância de 709 km, em linha horizontal.

Além disso, o recorde de raio com duração mais longa também foi anunciado. Esta ocorrência foi na Argentina, em 4 de março, com duração de 16,73 segundos.

Recordes de raio mais extenso e com maior duração foram anunciados nesta sexta – Foto: Divulgação/OMM

Como pode ser observado na imagem acima, o raio cortou horizontalmente uma parte do Norte do Rio Grande do Sul, bem próxima a Santa Catarina.

De acordo com o boletim divulgado pela OMM, os recordes foram avaliados por um comitê de especialistas. Eles foram verificados com uma nova tecnologia de imagens por satélite.

O professor Randall Cerveny, relator-chefe de fenômenos climáticos extremos da OMM, afirmou que se trata de “registros extraordinários de eventos únicos de relâmpagos”. Ele ressalta o progresso científico para que seja possível observar esses fenômenos extremos.

Maior raio do mundo foi registrado no Brasil- Foto: Divulgação/OMM

Conforme os registros da Organização Mundial de Meteorologia, o recorde anterior de raio mais extenso do mundo ocorreu em 20 de junho de 2007, no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos. Ele percorreu uma distância de 321 km.

Já o recorde anterior de maior duração foi de 7,74 segundos, em 30 de agosto de 2012, na Provença-Alpes-Costa-Azul, na França.

De acordo com o principal autor do ISR-2 (Grupo de Sensoriamento Remoto e Espaço), Michael J. Peterson, o aumento de recursos de sensoriamento remoto, com base no espaço, permitiu a detecção de extremos que anteriormente não eram observados. Isso explica, portanto, a diferença brusca nos novos recordes estabelecidos.

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS


Publicidade

Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2020 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice