Publicidade

Medicamento veterinário está sendo usado em humanos, alerta Anvisa

SAÚDE há 7 meses

Remédio é indicado para tratamento de vermes e parasitas, mas nunca foi testado e liberado para humanos fazerem uso

A Anvisa emitiu alerta nesta sexta-feira (25) sobre um medicamento veterinário está sendo usado por humanos. O medicamento em questão é o biomectina, com o princípio ativo ivermectina. O remédio é indicado para o tratamento de várias condições causadas por vermes ou parasitas.

A Avisa recebeu denúncias sobre contrabandeado do medicamento para uso irregular por humanos no Brasil. Segundo o órgão, o produto é produzido de forma regular pela empresa farmacêutica Biofarm, com autorização e registro do Ministério da Agricultura para uso exclusivo em bovinos.

O princípio ativo ivermectina é um vermífugo de uso humano e veterinário. Porém, a concentração do ativo nos medicamentos registrados para uso humano é superior à indicada no rótulo do medicamento veterinário e não há qualquer comprovação de que o uso do produto em questão seja seguro para humanos.

Por isso, o medicamento veterinário biomectina não deve ser consumido, tendo seu uso assegurado apenas em animais, conforme autorizado pelo Ministério da Agricultura.

Uso de medicamento não é seguro

No alerta, a Anvisa esclareceu que os medicamentos veterinários não foram desenvolvidos e testados em humanos, ou seja, não existem dados que atestem a segurança e a eficácia do uso dessas formulações em pessoas.

Além disso, os medicamentos veterinários podem ser fabricados com requisitos de qualidade diferentes daqueles exigidos para os de uso humano.

Medicamentos de uso humano devem ter, obrigatoriamente, registro junto à Anvisa e só podem ser comercializados em farmácias e drogarias com autorização das autoridades sanitárias.

No momento do registro, a Anvisa analisa uma série de documentos que garantem que o medicamento possui segurança, eficácia e qualidade.

Já os medicamentos veterinários são registrados e regulamentados pelo Ministério da Agricultura.

Fonte NDMais



Publicidade

Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2020 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice