Publicidade

Professora Natália Lúcia Petry

POLÍTICA EM JARAGUÁ DO SUL há 1 mês

Mãe do Vinícius, professora e vereadora. Nascida em Jaraguá do Sul e filha de uma família tradicional do bairro Ilha da Figueira, Natália trabalhou na agricultura desde criança com seus pais e oito irmãos. Iniciou sua carreira no magistério muito cedo lecionando para séries iniciais e, mais tarde, formou-se em educação física, especializando-se em Treinamento Esportivo e Educação Psicomotora.  

No início de sua vida pública, foi professora, técnica desportiva e diretora das escolas Holando Marcellino Gonçalves, Centro de Educação de Jovens Adultos (CEJA) e Alberto Bauer. Além disso, fez parte da equipe que criou a Fundação Municipal de Esportes (FME) e foi a primeira coordenadora do Centro de Convivência, iniciando todo um trabalho com os idosos e criando a associação dos Clubes de Mães, que contam com mais de cinquenta clubes, com sede no mercado público desde 2004.


No ano de 2004, candidatou-se para o cargo de vereadora pela primeira vez. Entre os anos de 2006 e 2008 presidiu a Fundação Cultural, período em que coordenou a revitalização do Centro Histórico. Também contribuiu para a realização da Primeira Feira do Livro de Rua e do FEMUSC, sendo a primeira presidente do Instituto FEMUSC, entre outros projetos.

Nas eleições de 2008, foi eleita a vereadora mais votada, conquistando novamente a reeleição em 2012 e 2016, igualmente figurando entre os mais votados do município. No ano de 2013, assumiu a secretaria da Assistência Social e, nesta posição, reativou o Centro de Convivência, realizou a instalação do CRAS no Bairro Ilha da Figueira e pôs em prática o Fundo Municipal do Idoso, projeto de sua autoria na legislatura de 2009 a 2012.

Presidente da Câmara em duas oportunidades, 2010 e 2015, apresentou diversos pleitos ao longo dos anos, como a conquista da Delegacia da Mulher, programas para educar os jovens na política (como exemplo podem ser citados o câmara.com Você, o projeto Vereador Mirim, o Parque Via Verde - que só saiu do papel a partir de 2017 - entre outros tantos projetos).  

Nesta legislatura, em função do seu amplo conhecimento nas áreas da cultura, esporte e lazer e a convite do Prefeito Antídio Lunelli, assumiu o compromisso de reestruturar esses segmentos na municipalidade. O objetivo era fazer muito mais contando menos pessoal e orçamento menor, uma vez que o Prefeito tinha como compromisso enxugar a máquina pública. A fim de seguir esta proposta, foram unificadas as duas fundações, cultura e esporte, surgindo a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). Natália esteve à frente do novo conceito de áreas estruturadas de lazer com a execução do parque da Arena, Centro de Inovação e Parque Linear da Via Verde. A criação/incremento dos programas incentivando talentos e das bolsas técnico desportivas, culturais e bolsas-atleta proporciona o atendimento direto aos talentos esportivos e culturais de nossa cidade, além de massificar a cultura e o esporte com a inclusão das crianças nas mais diversas atividades. Durante seu período na SECEL, também obteve êxito na restauração completa do Museu Emílio Silva, na reforma da Arena Jaraguá e no desenvolvimento dos mais de 130 eventos por ano.  

Também foi a primeira mulher a Presidir a Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE) no ano de 2018, intermediando a vinda da Copa Brasil de Vôlei em 2020 e 2021, e da sede dos JASC para Jaraguá do Sul em 2020. Em razão da pandemia, este último evento ocorrerá em 2021. 

 

Em suas próprias palavras, a vereadora reitera: “na política, é necessário sempre renovar-se, buscar conhecimento e moldar-se conforme as demandas e necessidades geradas pela comunidade. É uma constante; não tem mais espaço para pessoas que não apresentam resultados voltados ao anseio de seus eleitores. Vivemos em uma era digital e, assim como acontece na indústria e no comércio, temos que nos adaptar, criar mecanismos para desburocratizar e dar agilidade aos processos públicos, criar políticas públicas que assegurem a cidadania para sociedade e representar de forma íntegra a população. 

Possuo todas essas experiências em meu currículo em função da minha capacidade de buscar inovação, de ter experiência em gestão pública e entender as necessidades geradas pelo desenvolvimento da comunidade em geral.  Parafraseando Barack Obama em um dos seus gloriosos discursos, ‘é interessante que, se nós ficamos doentes, queremos ter certeza que o médico foi a uma faculdade de medicina e saiba o que está fazendo. Se pegarmos um avião, nós dizemos que queremos um piloto que seja capaz de pilotá-lo. Mas nas nossas vidas públicas, nós de repente pensamos: eu não quero alguém que tenha feito isso antes’. Com este pensamento é que estou colocando meu nome novamente à disposição. Sinto-me cada vez mais capacitada, meu currículo me credencia para fazer muito mais e sempre digo: já fiz muito, porém ainda há muito por fazer” .Pontua.


Publicidade

Receba nossa Newsletter
Informe seu e-mail para receber as nossas novidades em primeira mão.
2003-2020 Revista Leia Mais
Hospedagem GETCON | Site By wAdvice