22 milhões de contribuintes já entregaram a declaração e tentam restituição no 1º lote

Economia

15/05/2023 - 07:10:18 | 2 minutos de leitura

22 milhões de contribuintes já entregaram a declaração e tentam restituição no 1º lote

Mais de 22 milhões de contribuintes entregaram a Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) e podem ser contemplados já no primeiro lote de restituição pela Receita Federal. A data de pagamento do primeiro lote será no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal durante o ano-base de 2022. Durante o processo de preenchimento da declaração, o programa da Receita Federal informa ao contribuinte se ele terá direito à restituição, se não tem saldo a pagar nem a receber ou se precisa pagar impostos adicionais.

O calendário de pagamentos da restituição deste ano está dividido em cinco lotes, sendo os primeiros destinados a prioridades legais, como idosos com 80 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição via Pix - que funciona como uma espécie de 'fura-fila' este ano.

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda deste ano começou em 15 de março e se encerra em 31 de maio.

O calendário de pagamentos da restituição do IRPF para 2023 é o seguinte:

• 1° lote: 31 de maio

• 2° lote: 30 de junho

• 3° lote: 31 de julho

• 4° lote: 31 de agosto

• 5° lote: 29 de setembro

Após o envio da declaração, o contribuinte precisa esperar para verificar se estará entre os contemplados para receber a restituição, desde que a sua declaração não seja retida na malha fina.