A decisão é da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o aumento no número de casos de doenças respiratórias em Santa Catarina

Saúde

15/05/2023 - 07:12:27 | 1 minutos de leitura

A decisão é da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o aumento no número de casos de doenças respiratórias em Santa Catarina

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a vacina contra a gripe está liberada para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade, até o fim dos estoques. A deliberação é da Comissão Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração as baixas coberturas vacinais registradas no Estado nos grupos prioritários elencados para a vacinação e, também, a Nota Técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), que chama a atenção para o aumento no número de casos de doenças respiratórias em Santa Catarina.

Conforme o alerta, os casos de gripe que evoluíram para gravidade – sendo necessário hospitalização – tiveram um aumento de 56% em 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado e, dentre os 12 óbitos registrado neste ano, cinco foram em idosos e 3 em crianças com um ano de idade ou menos.

Das mais de 2 milhões de doses de vacinas contra a influenza distribuídas em Santa Catarina, pouco mais de 770 mil foram aplicadas até agora. Vale ressaltar, ainda, que a vacina segue liberada para os grupos prioritários.