Ação de prevenção ao câncer de pele teve mais de 130 atendimentos

Saúde

06/12/2022 - 08:37:49 | 2 minutos de leitura

<strong>Ação de prevenção ao câncer de pele teve mais de 130 atendimentos</strong>

Para marcar o início da "Campanha Dezembro Laranja" foram realizados no sábado (3) atendimentos gratuitos na Policlínica Dr. João Biron.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está engajada na Campanha Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer de Pele, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para marcar o início da campanha uma ação foi realizada no sábado (3), na Policlínica de Especialidades Médicas Dr. João Biron, onde 134 pessoas com algum tipo de lesão suspeita na pele receberam atendimento gratuito, passaram por avaliação e 26 foram encaminhados para procedimento (biópsia). Nove profissionais participaram da ação.

Os resultados dos exames serão avaliados pela equipe de enfermagem e dermatologia da Policlínica, que farão os encaminhamentos pertinentes ao estado de saúde do paciente. Este por sua vez, será contatado por telefone.

Segundo o coordenador da campanha em Jaraguá do Sul, Dr Michel Mentges, o objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, além de informar sobre as opções terapêuticas disponíveis e alertar para os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

O secretário Alceu Gilmar Moretti acrescenta que a ação alusiva ao Dezembro Laranja superou as expectativas, contribuindo com a proposta da Saúde em trabalhar, cada vez mais, a prevenção.

O câncer de pele - O câncer da pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, deve ser redobrado o esforço para que a população fique atenta aos sinais e sintomas, buscando ajuda junto ao médico dermatologista assim que os notar.

Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha do Dezembro Laranja de Prevenção ao Câncer da Pele. Sempre, no último mês do ano, são realizadas diferentes ações, em parceria com instituições públicas e privadas, para informar a população sobre o tema.