Afegãs lamentam proibição de salões de beleza pelo Talebã: 'Lugares que nos davam esperança'

Mundo

28/07/2023 - 08:10:58 | 2 minutos de leitura

Afegãs lamentam proibição de salões de beleza pelo Talebã: 'Lugares que nos davam esperança'

Ir ao salão era um escape para muitas mulheres afegãs, mas isso foi abolido pelo Talebã .

 Por ordem do Talebã, o grupo fundamentalista islâmico que comanda o Afeganistão, todos os salões de beleza do país começarão a fechar nas próximas semanas. Estima-se que o fechamento levará à perda de cerca de 60.000 empregos.

Quando o Talebã tomou o poder há dois anos, os salões foram autorizados a continuar operando, mas o grupo mudou sua posição sobre isso no mês passado.

A decisão restringe ainda mais as atividades que as mulheres afegãs podem frequentar — elas já estão proibidas de ir a salas de aula, academias e parques.

Zarmina (nome fictício), de 23 anos, estava em um salão de beleza tingindo o cabelo de castanho escuro quando ficou sabendo da ordem de fechamento. “A dona levou um grande susto e começou a chorar. [O salão] É o ganha-pão da família", disse a cliente, mãe de dois filhos. "Eu não conseguia nem olhar para o espelho enquanto minha sobrancelha estava sendo feita. Todo mundo estava chorando. Houve um silêncio."

Zarmina vive em Candaar, no sul do Afeganistão, uma cidade conservadora onde mora o líder supremo do Talebã.Ela diz que lá é comum que os homens proíbam as filhas de usar maquiagem ou de fazer procedimentos estéticos."A maioria das mulheres anda de burca ou hijab [véus] por aqui. Aceitamos isso como parte de nossa cultura."

Zarmina se casou aos 16 anos. Para ela, ir ao salão dava uma rara sensação de liberdade. "Eu não tinha permissão para sair de casa sozinha, mas convenci meu marido e consegui [a permissão para] ir ao salão de beleza duas ou três vezes por ano."

Ela costumava ir ao salão com uma vizinha, e além disso desenvolveu uma forte amizade com uma das funcionárias do salão.

Foto: Getty Images / Fonte BBC News Brasil