Alunos da Escola S desenvolvem brinquedos educativos para a AMA de Jaraguá do Sul

Em Foco

01/12/2022 - 08:01:35 | 2 minutos de leitura

<strong>Alunos da Escola S desenvolvem brinquedos educativos para a AMA de Jaraguá do Sul</strong>

Projeto desenvolvido pela turma de terceiro ano do ensino médio da Escola S da rede SESI - SENAI de Jaraguá do Sul foi finalizado na semana passada com a entrega de brinquedos educativos a alunos da AMA no município.

Os estudantes da Turma 2935 Steam – metodologia de ensino que integra várias áreas, cujas iniciais traduzidas para o português significam o uso de recursos de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática – tem como orientação o aprendizado realizado por meio de ferramentas práticas. No projeto, orientado pelos professores Ricardo Gabiec e Cintia Finardi, a turma teve como desafio criar 9 brinquedos que possam ser utilizados pelos educadores e profissionais da AMA para desenvolver a capacidade motora e cognitiva dos alunos.

Como ponto de partida, a terapeuta ocupacional Nadya Sluminski, da AMA, conversou com a turma da Escola S, mostrando a rotina dos alunos e as atividades realizadas pela entidade. A partir daí, foram realizadas visitas e pesquisas que permitiram que fossem idealizados brinquedos para atender as necessidades pedagógicas. Itens foram planejados e executados no laboratório Steam do SESI - SENAI com impressoras 3D e impressora a laser. Os brinquedos foram desenvolvidos para permitir que se explore de forma diferente a dinâmica, a textura, as cores, as formas e os encaixes das peças.

A diretora técnica da AMA, Heloisa Bayer Fontanive, representou a entidade na entrega dos brinquedos finalizados e disponibilizados pelo projeto. A ideia é que a iniciativa possa ter continuidade nos próximos anos, como forma de ampliar as oportunidades de uma educação inclusiva aos alunos atendidos pela entidade.