Ataque armado a templo religioso é desmantelado por operação do GAECO

Segurança

30/06/2023 - 09:13:30 | 2 minutos de leitura

Ataque armado a templo religioso é desmantelado por operação do GAECO

A operação “Sine Odio”, deflagrada na manhã de quinta-feira (29), visou apreender instrumentos eletrônicos e materiais relacionados a possíveis ameaças, realizadas na internet, de um possível ataque armado a um templo religioso, assim como à propagação de ideais neonazistas.

A investigação apurou a possível existência de comunicação entre dois adultos e um adolescente, residentes em três estados: Santa Catarina, Bahia e Paraná.

O Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) de Santa Catarina e do GAECO do Estado da Bahia cumpriu duas ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê, concedidas após requerimento da 40ª Promotoria de Justiça da Capital.

Durante o cumprimento das buscas foram encontrados, nas residências dos alvos da operação, diversos objetos veiculados em suas redes sociais que fazem apologia ao Nazismo, como inscrições de suásticas e do grupo paramilitar alemão “SS”, imagens do líder nazista, Adolf Hitler, e artigos e vestimentas paramilitares.

Um terceiro envolvido do grupo criminoso, residente no Paraná, já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Civil, sendo encontrado na sua residência armas de fogo: um rifle, uma pistola, um revólver e uma espingarda calibre .12. Conforme o GAECO, as armas indicam que de fato havia o objetivo de atacar um templo religioso em Santa Catarina.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) explica que desde o triste episódio ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril de 2023, quando quatro crianças foram vítimas de homicídio, o CyberGAECO monitora as redes e está interagindo com outras instituições governamentais. Neste caso, o Laboratório de Operações e Inteligência da SENASP/MJSP, auxiliou para identificar indivíduos que estão planejando cometer atos de violência em massa. Com base nas informações recebidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi possível identificar e localizar os autores, assim como buscar as evidências do crime que estava sendo planejado.

Fonte - scc10/foto Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC / Divulgação