BC prevê PIX em pedágios, estacionamentos e transportes públicos: ‘Pagamento universal’

Economia

05/09/2023 - 11:22:04 | 2 minutos de leitura

BC prevê PIX em pedágios, estacionamentos e transportes públicos: ‘Pagamento universal’

O Banco Central (BC) prevê que, futuramente, o Pix seja utilizado também em pagamentos de pedágios em rodovias, estacionamentos e transportes públicos. Para as medidas, estão sendo desenvolvidas novas tecnologias que tornem a experiência e pagamento ainda mais rápida - como o pagamento offline -, trazendo benefícios em usos específicos.

As novidades foram divulgadas ontem, por meio do Relatório de Gestão do Pix - Concepção e primeiros anos de funcionamento 2020-2022. "Os produtos e as funcionalidades a serem desenvolvidos no contexto da agenda evolutiva para os próximos anos devem impulsionar mais intensamente o Pix, enquanto instrumento de pagamento universal", reforça o documento.

Também sem data de lançamento, está prevista a integração do Pix a sistemas de pagamentos instantâneos internacionais. Outra funcionalidade em desenvolvimento é a padronização de regras que garantam que o Pix seja usado para pagamentos a prazo ou parcelados. “Certamente outros produtos e funcionalidades serão ainda vislumbrados e desenvolvidos conforme as demandas da sociedade e os aperfeiçoamentos estruturais e tecnológicos vindouros. Fato é que as inovações já experimentadas abriram caminho para a transformação digital nos meios de pagamento, não sendo mais possível retroceder”, complementa o Banco Central.

Fonte Terra / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão