Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham

Economia

24/07/2023 - 08:33:29 | 2 minutos de leitura

Brasil é o 2º país com maior proporção de jovens que não estudam nem trabalham

O Brasil é o segundo país, de um total de 37 analisados, com maior proporção de jovens, com idade entre 18 e 24 anos, que não estudam e não trabalham. O país fica atrás apenas da África do Sul. Na faixa etária considerada no relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 36% dos jovens brasileiros não estudam e estão sem trabalho.

“Isso os deixa particularmente em risco de distanciamento de longo prazo do mercado de trabalho”, alerta o relatório "Education at a Glance", de 2022, que avaliou a educação em países-membros da OCDE, além do Brasil, da África do Sul e da Argentina.

Os motivos e a quantidade de jovens que estavam sem estudar e sem trabalhar variam conforme a renda familiar, mas se encontram nessa condição principalmente os mais pobres. A socióloga Camila Ikuta, técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), afirma que a situação dos jovens que não estudam, não trabalha nem procuram trabalho tem relação com a origem socioeconômica.

Um diagnóstico feito pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego, revelou que, dos 207 milhões de habitantes do Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos, e, desses, 5,2 milhões estão desempregados, o que corresponde a 55% das pessoas nessa situação no país, que, no total, chegam a 9,4 milhões.

Entre os jovens desocupados, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos. Aqueles que nem trabalham nem estudam — os chamados nem-nem — somam 7,1 milhões, entre os quais 60% são mulheres, a maioria com filhos pequenos, e 68% são pretos ou pardos.

Fonte e foto/Agência brasil