Brasil teve 2 mi de tentativas de fraude em compras online neste ano

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31/07/2023 - 08:42:03 | 3 minutos de leitura

Brasil teve 2 mi de tentativas de fraude em compras online neste ano

O Brasil registou dois milhões de tentativas de fraudes em compras online no primeiro semestre deste ano, de acordo com relatório da ClearSale, empresa antifraude que atende os maiores e-commerces do país.

Apesar de alto, o número é menor que o registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2022, foram 3,6 milhões de tentativas de fraude. No ano passado, porém, o número de compras online foi maior. Em comparação, 2,4% de todas as compras realizadas no primeiro semestre de 2022 tiveram uma tentativa de fraude, contra 1,7% em 2023. Neste ano, cada tentativa de fraude visava roubar, em média, R$ 1.273 - no ano passado, o valor médio foi de R$ 1.264.

De acordo com a ClearSale, os golpistas focam em três categorias principais de produtos, que geralmente têm valores elevados. A categoria que tem a maior quantidade de compras fraudadas é a de eletrônicos (como televisores), seguida por celulares e itens de informática. No geral, a maior parte das tentativas de fraude acontece de madrugada, entre 2 horas e 4 horas, horário em que as vítimas geralmente estão dormindo e vão demorar um pouco para perceber o golpe.

Principais tipos de fraudes em compras online

Fraude efetiva: os golpistas fazem compras online e usam dados de cartões de crédito roubados na internet, ou seja, a vítima não conhece o responsável pelo ataque. Como os dados são verdadeiros, esse tipo de fraude é difícil de ser combatida;

Fraude amigável: nesse caso, o golpista é algum conhecido da vítima, como amigo ou familiar, que teve acesso aos seus dados do cartão de crédito. O fraudador, então, faz a compra online sem o consentimento da vítima. Ao perceber a compra errada, a pessoa pede estorno junto à instituição financeira, mas muitas vezes a compra já foi efetivada;

Autofraude: nesse caso, o golpista usa os dados do próprio cartão de crédito. Depois de receber o produto, mas ainda dentro do prazo de contestação da compra, ele pede o estorno junto ao banco, alegando não reconhecer a compra.

Uma das principais dicas para não ter compras fraudadas é usar senhas fortes. Para se proteger, crie senhas fortes e únicas, ou seja, não repita a mesma senha em mais de um serviço digital. Assim, se uma conta sua for invadida, os golpistas não terão acesso a todas as outras.Além disso, tenha muito cuidado ao passar informações na internet. Redobre a atenção em relação a mensagens ou e-mails recebidos que te redirecionem para sites que pedem informações pessoais, sobretudo bancárias. Desconfie de promoções boas demais ou de mensagens urgentes. Na dúvida, não passe seus dados pessoais.

/Fonte IG Notícias FotoUnsplash