Cadastur dá visibilidade a negócios de turismo no País

Turismo

19/09/2023 - 09:32:18 | 2 minutos de leitura

Cadastur dá visibilidade a negócios de turismo no País

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Turismo, solicita a estabelecimentos de hospedagem, organizadores de eventos, transportadores turísticos, guias de turismo, agências de turismo, restaurantes, bares e cafeterias do município que efetuem o cadastro gratuito no site cadastur.turismo.gov.br.

O Cadastur é do Ministério do Turismo do Governo Federal, e dá ampla visibilidade aos estabelecimentos cadastrados. É obrigatório para sete categorias: acampamento turístico, agência de turismo, meio de hospedagem, organizadora de evento, parque temático, transportadora turística e guia de turismo.

Hoje, o Cadastur é um mecanismo de formalização das atividades turísticas e para o setor público, é um dos critérios na categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. “Dessa forma, se o município tem vários estabelecimentos cadastrados, ele melhora sua classificação e é mais fácil conseguir aprovação de projetos e investimento federal em turismo na cidade. Além disso, para os estabelecimentos, o Cadastur possibilita algumas vantagens, como a participação em ações do Ministério”, argumenta a diretora de Turismo jaraguaense, Bianca Schwartz Uber. A diretora acrescenta ainda que a inclusão no Cadastur “ajudaria o próprio estabelecimento porque aumentaria sua visibilidade e beneficiaria o turismo jaraguaense com atração de novos investimentos nesta área."

O Cadastro é obrigatório. Conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, (Lei Geral do Turismo) o cadastro é obrigatório para: Acampamentos Turísticos; · Agências de Turismo; · Meios de Hospedagem; · Organizadoras de Evento; · Parques Temáticos; · Transportadoras Turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, conforme Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

Fonte e foto/PMJS