Calor contribui para reaparecimento de serpentes

Em Foco

24/08/2023 - 07:48:18 | 2 minutos de leitura

Calor contribui para reaparecimento de serpentes

As temperaturas altas dos últimos dias fizeram com que ocorrências envolvendo serpentes e lagartos voltassem a programação da equipe do Programa Resgate da Fauna da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Animais de sangue frio, os répteis (grupo ao qual pertencem cobras, lagartos, tartarugas e jacarés) normalmente ficam mais inativos durante as estações de outono e inverno e passam a maior parte do tempo, neste período em suas tocas e só saem destes locais quando a temperatura sobe e precisam buscar alimento.

No entanto, aponta o biólogo da Fujama Christian Raboch, o calor fora de época dos últimos dias acabou fazendo com que os répteis voltassem à atividade mais cedo para buscar alimento. “Nesta busca por comida parar dentro da casa das pessoas, empresas e escolas”, emendou. “Ontem a gente resgatou uma coral em cima de uma calçadas. Já na segunda tivemos mais dois resgates de serpentes.”

O biólogo recomenda que, ao encontrar uma cobra dentro de casa ou no quintal, a pessoa mantenha a calma, tire de perto crianças e animais domésticos para que não entrem em contato com a serpente e ligue, imediatamente, para a Fujama ou para os Bombeiros Voluntários (ver serviço abaixo). Após a solicitação, uma equipe da Fujama ou dos bombeiros vai até o local para resgatar o animal que será devolvido à natureza em áreas de preservação ambiental do Município. Limpeza - Outra forma de prevenir o surgimento de serpentes nas residências é manter o terreno limpo, sem mato ou entulhos e ficar atento à presença de roedores, que atraem as serpentes.

Fonte e fotos Fujama