Campanha Jaraguá Hepatite Zero: testagem rápida e vacinação

Saúde

01/08/2023 - 07:44:35 | 2 minutos de leitura

Campanha Jaraguá Hepatite Zero: testagem rápida e vacinação

A ação da Secretaria Municipal de Saúde ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de agosto com o objetivo de conscientizar, prevenir e controlar as hepatites virais no município.

Integrando a campanha Jaraguá Hepatite Zero, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nos dias 03, 04 e 05 de agosto, uma ação que tem como objetivo principal conscientizar, prevenir e controlar as hepatites virais no município. A iniciativa ocorrerá no Jaraguá Park Shopping - L1 e contará com testagem rápida e vacinação para todos, uma oportunidade importante para a população.

A campanha está alinhada com a Agenda 2030 da ONU e contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 no que tange à Saúde e Bem-Estar. Ao oferecer testagem rápida e vacinação para todos, a iniciativa busca garantir o acesso universal aos serviços de saúde, prevenir doenças e promover o bem-estar da população.

Durante os três dias da campanha, a população terá a oportunidade de participar de ações de testagem rápida e vacinação. A testagem rápida será realizada de forma gratuita e confidencial, permitindo que as pessoas saibam seu status sorológico em relação às hepatites virais de forma rápida e eficiente. Essa iniciativa é fundamental para identificar casos de infecção e direcionar os indivíduos para o tratamento adequado.

Além disso, a campanha também disponibilizará as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde para todas as faixas etárias. A vacinação é uma medida fundamental para a prevenção, protegendo as pessoas contra os diferentes tipos de doenças.

Hepatite - A hepatite é uma doença que pode ser causada por vários fatores, sendo o mais comum de causa viral tipos A, B e C. Essas doenças podem levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado, mas podem ser prevenidas e controladas por meio de medidas simples, como a vacinação e adoção de práticas simples de higiene. “A campanha Jaraguá Hepatite Zero busca levar informações e serviços de saúde à população, promovendo a conscientização sobre as hepatites virais e incentivando a prevenção. A participação de todos é fundamental para o sucesso da campanha e para a redução dos casos de hepatites na cidade”, informa o diretor de Vigilância em Saúde, Dalton Fischer.

Fonte- PMJS/Foto PMJS