Casarão da Antônio Estanislau é inaugurado após restauro

Educação

19/04/2023 - 09:13:00 | 3 minutos de leitura

Casarão da Antônio Estanislau é inaugurado após restauro

Alunos, professores, funcionários, diretora e autoridades estavam em festa na manhã da segunda-feira na Escola Municipal de Educação Básica Antônio Estanislau Ayroso. O motivo era a inauguração oficial do restauro do Casarão Centenário da unidade escolar. Nele, tudo começou. Na casa, datada de 1915, morou com sua família, até sua aposentadoria, o professor Antônio Estanislau Ayroso, que depois deu nome à escola. Nessa casa foi possível ensinar o beabá aos alunos da região, fazer reuniões com os pais, organizar as festividades da escola.

E essa história está bem preservada, após uma delicada obra de restauração do imóvel, que está localizado no meio da escola, entre a quadra esportiva e as salas de aula. O imóvel serve atualmente de biblioteca, área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de reforço escolar do Programa Educação Garantida (PEG). E a diretora da escola, Mônica Sena, conta que, após a restauração, os alunos só querem passar a hora do recreio dentro da biblioteca, lendo um livro. Não é por menos. O ambiente ficou lindo, colorido, iluminado, climatizado.

E para inaugurar oficialmente esse espaço a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda uma cerimônia de entrega da obra. Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, presidente da Câmara de Vereadores Luís Fernando Almeida, secretária de Educação Emanuela Wolff, secretário de Transparência e Integridade Pública Leonel Floriani, secretária de Cultura, Esporte e Lazer Natália Petry, presidente da Fujama Ivo Schmitt Filho, representante da família Ayroso, Gerard Duwe, vereador Jonathan Reinke, diretora Mônica Sena, presidente da APP da escola Edemar Petry e outras autoridades do município.

Em sua fala o prefeito enfatizou a importância do tripé “fé, família e trabalho” para que haja paz na sociedade. Ele ressaltou as palavras do padre que deu a bênção à inauguração, padre Aurélio, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que falou sobre o quão sagrado é uma escola, onde se formam seres humanos. “Que belo espaço estamos inaugurando hoje aqui. Um espaço que conta nossa história, que deu muito trabalho para restaurar, que acompanhei o andamento como prefeito, e que hoje pode ser usufruído pelos alunos”, ressaltou Franzner.

A secretária de Educação Emanuela Wolff parabenizou o trabalho de toda a equipe para que a inauguração do restauro acontecesse. Citou que as escolas exercem um papel fundamental na formação das crianças, que estão fazendo seu papel também na questão de segurança dos alunos e que a sociedade também precisa fazer sua parte e conversar, junto com a escola, sobre como evitar episódios como o que aconteceu em Blumenau, de forma inteligente e participativa.