CEO finaliza primeira etapa da Ação Prótese Total

Saúde

31/05/2023 - 08:55:03 | 2 minutos de leitura

CEO finaliza primeira etapa da Ação Prótese Total

No sábado (27) foi realizada a avaliação técnica e de satisfação dos usuários SUS que receberam próteses totais, conhecidas como “dentaduras”. Em um período de 2 meses, a primeira etapa da Ação Prótese Total contabilizou a entrega de 95 próteses totais aos pacientes que aguardavam na lista de espera desde agosto do ano passado.

Desde o início da ação, em 18 de março deste ano, a equipe de prótese do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 439 atendimentos de prótese, incluindo 272 moldagens, 103 instalações e 64 consultas de adaptação do dispositivo.

O Serviço de Prótese Dentária do CEO envolve a parte clínica, realizada por quatro cirurgiões-dentistas participantes do projeto (Dr. Márcio Ferraza, Dr. Beno Behling, Dr. Dnyelson Silva e Dra. Carla Justo), além da parte laboratorial, que conta atualmente com dois laboratórios credenciados, trazendo maior agilidade ao serviço.

No CEO de Jaraguá do Sul, inicialmente, o paciente SUS recebe a teleconsulta realizada pela cirurgiã-dentista Dra. Carla Justo, que prepara o paciente para a consulta presencial, solicita exames complementares e verifica a finalização das cirurgias pré-protéticas. Desde o início da ação, foram realizadas 23 cirurgias pré-protéticas de ajuste de rebordo ósseo imprescindíveis para a correta adaptação do dispositivo protético.

“Ação Prótese Total é mais uma iniciativa importante que busca dar celeridade aos atendimentos. Estamos atentos às demandas da comunidade e buscamos soluções para desafogar as filas de espera”, destaca o secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti.

“Estamos focando nas ações para diminuição das filas de espera nas especialidades odontológicas, visando otimizar os serviços e diminuir os impactos na saúde bucal e qualidade de vida da população”, pontua a diretora de Gestão Técnica e Especializada, Fabiana Conrdo.

O serviço de Prótese possui alta demanda por atendimentos. No último trimestre deste ano entraram 108 novos pacientes na lista de espera, enquanto saíram da lista 126 pacientes. A ação pretende não só diminuir o tempo de espera do paciente, que atualmente é de 8 meses, mas também avaliar a qualidade técnica dos serviços prestados à população. A conversa com os pacientes que finalizaram os atendimentos é realizada pela cirurgiã-dentista reguladora do serviço que verifica, dentre outros aspectos, o serviço prestado pelo laboratório e a satisfação dos pacientes em relação ao atendimento prestado.