Cerca de 400 meteoros riscam o céu de SC durante chuva 'Delta Aquáridas do Sul'

Geral

01/08/2023 - 08:08:42 | 2 minutos de leitura

Cerca de 400 meteoros riscam o céu de SC durante chuva 'Delta Aquáridas do Sul'

Os corpos celestes são parte da chuva Delta Aquáridas do Sul, que é uma das melhores para se observar no Brasil, segundo o astrônomo Jocimar Justino. De acordo com Justino, os meteoros dessa chuva são formados, provavelmente, por detritos do cometa 96P/Machholz, que passa raspando o Sol.

De acordo com Justino, os meteoros da Delta Aquáridas do Sul já são registrados há vários dias pelas estações de monitoramento Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon). Em Santa Catarina, por conta do céu bastante nublado durante a semana passada, não foi possível registrar o fenômeno.

"Já nessa última noite, as condições de observação estavam mais favoráveis. A única coisa que atrapalhou foi o brilho da lua e a neblina que surgiu no final da madrugada", explica o morador que faz parte da Bramon.

A chuva ocorre geralmente entre 12 de julho e pode ser visto até o dia 23 de agosto. A origem correta dela ainda é desconhecida, mas se acredita que foi originada pelos detritos do cometa 96P Machholz, descoberto em 1996.

O meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa a atmosfera em altíssima velocidade. Quando entra na Terra, esse fragmento comprime e aquece rapidamente o gás atmosférico, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado), que brilha por um determinado período de tempo.

Fonte G1/Foto: Bramom/Divulgação