Ciclone extratropical deixa SC em alerta para temporais e ventos fortes

Geral

18/08/2023 - 08:14:14 | 2 minutos de leitura

Ciclone extratropical deixa SC em alerta para temporais e ventos fortes

A formação de um ciclone extratropical entre o litoral da Argentina e o sul do Rio Grande do Sul deixa Santa Catarina em alerta para o risco de temporais e ventos fortes  hoje, (18). O alerta é da Defesa Civil do Estado. A velocidade média do vento deve ficar entre 20 e 35 km/h, mas as rajadas podem superar os 70 km/h, o que configura risco moderado para ocorrências como queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Ainda conforme a Defesa Civil, as chuvas atingem primeiro a área de divisa com o Rio Grande do Sul e, com o decorrer do dia, se espalham pelo restante do Estado. A sexta começa abafada e o calor se intensifica ainda mais antes das chuvas. O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, explica que esses temporais são ocasionados pela massa de ar frio associada ao ciclone: — A quinta-feira foi um dia muito quente. Toda vez que está muito calor e a frente fria se choca com essa massa quente e seca, ocorrem vários temporais.

— Durante esses temporais podem ocorrer ventos na casa dos 60 a 70 km/h, trazendo muitos prejuízos. Além de raios e risco de granizo, que também são muito perigosos.

Fonte nsc/ Foto: Tiago Ghizoni/DC