Ciclone provoca ventos de até 100 km/h e ondas de 4 metros em SC

Em Foco

27/09/2023 - 10:36:58 | 2 minutos de leitura

Ciclone provoca ventos de até 100 km/h e ondas de 4 metros em SC

Um novo ciclone deve provocar ventos de até 100 km/h e ondas de quatro metros em Santa Catarina no dia de hoje (27). O fenômeno extratropical em formação entre o litoral gaúcho e o Sul catarinense também provoca chuva intensa nesta terça (26), quando a ventania começa a ganhar força. As primeiras rajadas terão de 70 km/h a 90 km/h ao Sul de Florianópolis, segundo a Epagri/Ciram. Também hoje, o restante do litoral de Santa Catarina deve ter ventos com velocidade entre 60 km/h e 80 km/h. O ciclone ainda deixará o mar agitado, com risco de ressaca, ao menos até quinta (28), com picos de onda de três a quatro metros de altura em toda a faixa litorânea catarinense.

Ontem, , o Sul do Estado seguiu sob chuva e temporais localizados, com temperaturas amenas. No Planalto Sul, a mínima foi de 12ºC. Já do Extremo-o este ao Meio-Oeste,  foi de sol entre nuvens, com os termômetros mais elevados, marcando entre 17ºC e 39ºC.

Parte do estado já registrou chuva intensa nos últimos dias, especialmente entre o Planalto e o Sul, com risco moderado para ocorrências associadas, como alagamentos e enxurradas. Em Urupema, na Serra, foram 38,2 milímetros de precipitação acumulada nas 12 horas anteriores às 14h de segunda (25).  No mesmo dia, a Defesa Civil catarinense emitiu alertas para temporais isolados com queda de granizo em municípios do Oeste e do Norte de Santa Catarina.

Fonte nsc.com.br/ Imagem: Epagri Ciram/Divulgação