Clínica Médica de Animais de Grande Porte dá assistência aos criadores

Geral

11/04/2023 - 10:03:09 | 3 minutos de leitura

Clínica Médica de Animais de Grande Porte dá assistência aos criadores

O trabalho começa logo cedo para as veterinárias Claudia Feldens e Fernanda Argenton do Serviço de Clínica Médica de Animais de Grande Porte da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A rotina de atendimentos aos criadores locais é diária. Atualmente, o rebanho bovino da cidade é de aproximadamente 11500 animais, a maior parte mantido em pequenas propriedades rurais. Além de bovinos, são atendidos todos os animais de criação de médio e grande porte.

Em um veículo utilitário convertido em numa espécie clínica móvel, elas percorrem as estradas rurais do interior do Município. “Normalmente, a média de atendimentos fica em torno de seis por dia ou uns 30 por semana. Claro que têm semanas que dá mais ocorrências que outras. Já tivemos dias com dois atendimentos, mas houve ocasiões onde foram dezoito chamados diários”, relembrou Claudia. Ao longo de 2022 foram feitos 1.229 atendimentos veterinários e nos três primeiros meses desse ano já foram realizadas 212 ocorrências entre visitas clínicas e para cirurgias junto a 101 produtores do Município.

Claudia explica que quando se fala em atendimento a animais de produção, o objetivo maior não é apenas preservar a saúde do animal. “Proporcionar uma recuperação rápida, com o menor descarte possível e no menor custo, uma vez que estamos falando do sustento de uma família. Desta forma, o serviço prestado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural não diz respeito apenas à saúde animal, e sim a toda condição social e familiar dos munícipes que atuam nesse ramo”, argumentou.

“Uma das ocorrências que a gente mais atende está relacionada a mastite em vaca de leite que é uma enfermidade que pode apresentar inflamação e infecção na glândula mamária do animal, prejudicando a qualidade e a quantidade de leite produzido. O tratamento é medicamentoso, mas a gente também orienta o criador quanto a medidas preventivas para evitar esta doença”, explicou Claudia.

Para o produtor Fernando Stenger, na localidade de Ribeirão das Pedras, o trabalho executado pelas profissionais da Prefeitura é essencial. “Sem falar, que elas são muito atenciosas com a gente e com os animais. A gente não tem muitos, mas volta e meia um fica doente. Este serviço é melhor coisa que a Prefeitura pode oferecer ao produtor daqui”, afirmou.  Na propriedade de Stenger, Fernanda e Claudia atenderam uma bezerra, que precisou passar por procedimento cirúrgico, e de um bode, ainda filhote, com um possível quadro de verminose.