Como Brasil criou e mantém maior sistema público de transplantes do mundo

Saúde

28/08/2023 - 08:54:38 | 2 minutos de leitura

Como Brasil criou e mantém maior sistema público de transplantes do mundo

Para especialistas, modelo brasileiro é exemplo internacional por transparência e justiça: 'Fatores como condições econômicas não importam, todos têm que esperar sua vez'.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, entrou na fila de espera por um transplante de coração e foi transplantado ontem, após seu quadro de insuficiência cardíaca se agravar. Além de Faustão, mais de 65 mil brasileiros esperam por um transplante no país atualmente, segundo o Ministério da Saúde. Destes, cerca de 380 aguardam por um coração.

O Brasil tem uma das maiores filas do mundo, mas também criou e mantém o maior sistema público de transplantes.  Em 2022, foram quase 26 mil cirurgias de transplante no Brasil, entre os quais 359 de coração. As mais comuns foram de córnea (13,98 mil), rim (5,3 mil) e medula óssea (3,99 mil), segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).O país tem ainda mais de 600 hospitais autorizados a fazer transplantes.

Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil dizem que o sistema brasileiro é bastante completo e funciona bem, servindo inclusive de modelo para outros países. "O sistema de transplantes brasileiros é reconhecido internacionalmente por ser inteiramente público e oferecer serviços em um país gigantesco e muito povoado", diz Alcindo Ferla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em saúde pública. Ainda assim, precisa de mais recursos financeiros para se tornar mais eficiente e menos desigual, diz o médico Leonardo Borges de Barros e Silva, coordenador da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP

Fonte BBC/ Foto: GETTY IMAGES