Como ladrões de carros estão virando 'hackers' para roubar modelos mais modernos

Tecnologia

19/08/2023 - 09:06:11 | 2 minutos de leitura

Como ladrões de carros estão virando 'hackers' para roubar modelos mais modernos

Hoje em dia, os carros são, basicamente, centros de informática sobre rodas. Os veículos de última geração podem conter mais de 100 computadores e milhões de linhas de código de software. Esses computadores estão todos conectados à internet e podem operar todos os aspectos do veículo. Não é de surpreender, então, que o roubo de carros também tenha se tornado uma operação high-tech.

Os computadores em um veículo podem ser divididos em quatro categorias. Vários deles são dedicados a operar o sistema de transmissão do veículo, incluindo controlar o combustível, a bateria ou ambos, monitorar as emissões e operar o controle de velocidade de cruzeiro.

Como acontece com qualquer nova tecnologia, alguns aspectos dos carros de última geração tornam os roubos mais difíceis, enquanto outros facilitam o trabalho dos ladrões. De toda forma, existem vários métodos para roubar um carro que são possibilitados pela tecnologia atual. Um recurso presente em vários carros atualmente é a chave por aproximação, que não precisa ser inserida na fechadura para abrir as portas ou na ignição para dar a partida.

A tecnologia é muito conveniente e funciona por meio da transmissão de um sinal com um código, que pareia a chave com o carro.Mas, diferente dos controles remotos, que também destravam os carros, as chaves por aproximação estão sempre transmitindo um sinal, de forma que assim que você chegar perto de seu carro e tocar na porta, ela se destrancará.No modelo mais antigo era necessário apertar um botão no chaveiro para abrir as portas e depois usar a chave para ligar o carro.As primeiras chaves por aproximação transmitiam um código digital para o carro e os ladrões rapidamente perceberam que poderiam monitorar o sinal de rádio e fazer uma gravação. Eles poderiam então repetir a gravação e destravar o carro.

Fonte/BBC News Brasil/ Foto: Getty Images