Comunidade do Rio Cerro II recebe o CMEI Emma Grützmacher Dallmann

Educação

10/05/2023 - 08:15:10 | 3 minutos de leitura

Comunidade do Rio Cerro II recebe o CMEI Emma Grützmacher Dallmann

Foi inaugurado na manhã do dia oito, o Centro Municipal de Educação Infantil Emma Grützmacher Dallmann, localizado no Rio Cerro II. O ato contou com as presenças do prefeito Jair Franzner, secretários municipais, vereadores, servidores municipais e ainda de duas filhas da homenageada (Elgida Dallmann Porath e Rita Dallmann Hruschka), um genro, seis netos e duas bisnetas. Só faltou o trineto, Enzo Fischer Murara, de quatro anos, que já frequenta o CMEI desde o início do ano, mas, por problemas de saúde, se ausentou da escola.

O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Rio Cerro, Bernt Emmel, foi o primeiro a falar. Após abençoar as instalações, ele lembrou que a comunidade aguardava por este espaço há anos. “Muitas famílias tiveram que restringir o trabalho unicamente para os homens, porque as mães tinham que cuidar das crianças. Eu vejo que hoje, mães e mulheres do Rio Cerro, são agraciadas com a possibilidade de também procurarem um campo de trabalho e agora têm a garantia de que as crianças estão muito bem cuidadas”, destacou o religioso.

A diretora da unidade, Wanessa Caroline Dornelles Schubert Machado, agradeceu o Município por construir o centro de educação e disse que no dia a dia os servidores conseguem perceber essa satisfação. “Quando nós estamos recepcionando as crianças, nós sentimos esse calor, essa motivação e muitos vêm dizer: ‘a gente tá tão feliz; ele (criança) tá indo para casa tão feliz’. Isso demonstra o valor desta obra. Ver o nome da Dona Emma no CMEI também é um grande orgulho. É um reconhecimento a tudo que ela fez nessa comunidade”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Emanuela Christian Wolff, reforçou as palavras do pastor Emmel, destacando o empenho de muitas pessoas, dentre as quais o vereador Anderson Kassner. “Apesar de ser um momento simples, é o momento muito marcante para a nossa Secretaria, porque a gente consegue entregar para a comunidade algo que leva tanto tempo para colocar de pé”, mencionou. Já o vereador Kassner enfatizou que este foi o primeiro pedido apresentado por ele. “No mandato anterior, quando assumi, em 2017, minha primeira indicação foi para construir este centro de educação infantil. Hoje, é uma realidade”, comemorou.

O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, deputado estadual Antídio Lunelli, agradeceu ao atual prefeito por ter dado continuidade à obra do CMEI Emma Dallmann e a outros projetos elaborados a partir de 2017. “E nos últimos anos, nós conseguimos mudar o padrão das obras aqui em Jaraguá do Sul e na Educação não foi diferente”, disse ele, referindo-se à escolha do terreno e à qualidade dos projetos executivos das obras.

O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, agradeceu o envolvimento da família da homenageada nas causas comunitária. Ressaltou ainda a qualidade da obra e a alegria das famílias beneficiadas. “Há pouco mais de um mês fiz uma visita aqui no centro de educação e pude contemplar a qualidade dessa obra, mas o que me chamou atenção foi a alegria dos pais e dos avós trazendo os pequenos”, mencionou, acrescentando a quantidade de obras e investimentos que a Prefeitura está fazendo naquela região, citando as pavimentações das ruas, especialmente a Alberto Udpadel e a Arthur Gumz, além das pontes e a reforma da escola, a criação do Setor SE-IS, que facilitará a instalação de empresas.