Conheça Éris: a nova variante da Covid-19 registrada no Brasil

Saúde

23/08/2023 - 10:12:23 | 2 minutos de leitura

Conheça Éris: a nova variante da Covid-19 registrada no Brasil

O Brasil confirmou o primeiro caso da variante EG.5 da covid-19, conhecida popularmente como Éris, uma subvariante da Ômicron. Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro caso em território nacional foi identificado no Estado de São Paulo. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, que reside na zona sul da capital paulista. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ela já está curada, e apresentou inicialmente os sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto.

Atualmente, a Éris é a variante de covid-19 mais comum no mundo todo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já registrou casos desta nova cepa em ao menos 51 países. Além disso, ela já é dominante nos Estados Unidos. Em nota técnica, a OMS relatou que a EG.5 foi notificada em 17 de fevereiro. Segundo Camila Lopes Ahrens, infectologista do Hospital São Marcelino Champagnat, esta nova variante apresenta maior infectividade, ou seja, maior capacidade de transmissão para outras pessoas. "A seleção natural explica o fenômeno, pois o vírus que tem maior capacidade de se multiplicar e infectar outras pessoas se sobressai", afirma.

Conforme a especialista, por isso a nova cepa já está presente em mais de 50 países, como indicou a OMS. "Apesar disso, a variante traz menor preocupação. Isso porque a letalidade é menor, ou seja, a taxa de óbitos em decorrência da doença", destaca. Camila reforça a importância de manter o esquema vacinal contra a covid-19 em dia. "É importante dizer que os esforços para produção de novas vacinas continuam sendo essenciais, pois só as novas imunizações vão dar respostas efetivas aos vírus, que sofrem mutações a todo momento. Conforme havíamos previsto ainda na pandemia, vamos conviver com a covid por alguns anos, como convivemos com a gripe e, por isso, há necessidade de manter a carteira de vacinação sempre atualizada", destaca.

Fonte Terra/Foto: Shutterstock