Copa Brasil de Voleibol promete movimentar a Arena Jaraguá

Esportes

07/10/2022 - 07:50:59 | 3 minutos de leitura

Copa Brasil de Voleibol promete movimentar a Arena Jaraguá

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) anunciou oficialmente na manhã de  ontem (6), na Arena Jaraguá, a realização do quadrangular final da Copa Brasil de Voleibol 2023. O evento esportivo deve ocorrer, de acordo com o diretor geral da Superliga da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Marcelo Hargreaves da Costa, em março, provavelmente entre os dias 12 e 19.  Serão necessários, pelo menos, quatro dias para a realização do evento, dois para o naipe feminino e dois para o masculino. “Os oito primeiros colocados da Superliga seguem classificados para a Copa Brasil e se enfrentam em cruzamento olímpico”, explica.

Ainda de acordo com Costa, a Copa é um produto importante para a CBV e a escolha pelo município para sediar parte do evento não foi uma tarefa difícil. “A parceria foi construída pelo desenvolvimento esportivo e social da cidade”, disse. O presidente da Federação Catarinense de Voleibol (FCV),  Dante Klaser, também presente no anúncio da Copa Brasil em Jaraguá do Sul, lembrou do potencial da cidade para a promoção de eventos esportivos nacionais.

A secretária Natália Lúcia Petry fez questão de referenciar o comendador do esporte, Benhur Sperotto, um incentivador do voleibol na cidade, e lembrou que a Arena Jaraguá vem sediando muitos eventos importantes nos últimos anos, a começar pelo mais recente, em agosto, quando recebeu confronto válido pelas eliminatórias do Copa do Mundo de Basquetebol, entre Brasil e México, com elogios por parte de integrantes da Federação Internacional de Basquetebol. “A Copa de Voleibol tem um significado especial para os adeptos da modalidade, com a presença de ícones do voleibol em Jaraguá do Sul. Serão dias de referência para a nossa base esportiva", disse.

O prefeito Jair Franzner lembrou dos 500 atletas bolsistas ligados à Secel, muitos dos quais participantes da conquista inédita do título da 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, competição estadual que revela talentos de 15 e 18 anos. Os Joguinhos ocorreram em Blumenau, de 14 e 25 de setembro e envolveram cerca de quatro mil atletas oriundos de 78 cidades. As provas de atletismo ocorreram em Timbó. No total, Jaraguá do Sul conquistou 69 medalhas, sendo 20 de ouro, 28 de prata e 21 de bronze. Dos 11 troféus, cinco foram de campeão, três de vice-campeão e três de terceiro lugar.

Outros eventos importantes -  Jaraguá do Sul recebeu, em maio, o Campeonato Brasileiro de Seleções de Voleibol feminino sub 19, quando 10 times da Divisão Especial disputaram pela primeira vez um campeonato desta natureza fora do Distrito Federal e do Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema.

Mais recentemente, em setembro, a Arena sediou o Desafio Internacional de Voleibol masculino, entre Blumenau e a Seleção Colombiana.