Crianças autografam suas próprias obras em Guaramirim

Educação

20/12/2022 - 09:11:42 | 2 minutos de leitura

Crianças autografam suas próprias obras em Guaramirim

Ação foi encerramento do projeto “Miudezas Literárias: Encontros e Contos”.

Durante o ano de 2022, aproximadamente 1.270 estudantes dos 1º e 2º anos da Rede Municipal de Ensino de Guaramirim tiveram um contato lúdico e estimulante de iniciação à leitura. O projeto “Miudezas Literárias: Encontros e Contos” envolveu 17 Unidades de Ensino e mobilizou 44 professores alfabetizadores. O encerramento do projeto foi realizado no último mês, com o Momento do Autógrafo.

Entre os dias 17 de novembro e 14 de dezembro as crianças assinaram suas próprias produções, elaboradas a partir de diversos gêneros textuais. Professores, familiares e outros integrantes da comunidade escolar participaram da atividade, cujo principal objetivo era socializar o resultado final do projeto e valorizar a criação dos alunos.

Em diversas etapas, algumas produções se destacaram no projeto, entre elas a criação de uma sacola literária, que possibilitava às crianças o acesso ao acervo e o transporte dos livros à sua casa e a plataforma “conta pra mim”, envolvendo os familiares na leitura em família. Os encontros com autores locais realizados na biblioteca também foram especiais, assim como o piquenique literário e o sarau de poesias. Todas as ações, de diferentes formas, ampliaram o olhar das crianças sobre a literatura e proporcionaram novas memórias afetivas.