Desaparecimento de barco com pescadores em Florianópolis será investigado pela Marinha

Geral

17/08/2023 - 07:45:00 | 2 minutos de leitura

Desaparecimento de barco com pescadores em Florianópolis será investigado pela Marinha

 A Marinha do Brasil informou que vai investigar as causas do desaparecimento de um barco com dois pescadores em Florianópolis. A embarcação sumiu na noite de segunda-feira (14) na costa da Capital catarinense. Até a tarde desta quarta (16), o Corpo de Bombeiros Militar seguia as buscas pelo mar e com auxílio de aeronaves.

Em nota, a Marinha informou que tomou conhecimento do desaparecimento da lancha “Vitória” no início da madrugada de 15 de agosto. Os tripulantes, identificados como Orlando Lemos, de 78 anos, e Willem Silva, de 28, saíram para pescar na região das Ilhas Moleques do Norte, do Badejo e das Aranhas. Imediatamente, a Capitania dos Portos de Santa Catarina iniciou o trabalho de buscas pelo Sul da Ilha de Florianópolis. O motivo, segundo a Marinha, é que o local foi a última posição conhecida da embarcação.

O órgão salienta que não há confirmação de óbitos e que as buscas continuam com apoio do corpo de bombeiros e a comunidade pesqueira local. Também foram alertadas todas as embarcações que navegam próximo a área para que auxiliem nas buscas por possíveis sobreviventes. “A MB lamenta o ocorrido e informa que manterá esforços contínuos nas buscas da embarcação e dos desaparecidos”, diz o comunicado.

O inquérito instaurado pela Marinha terá como objetivo apurar as possíveis causas e responsáveis. A previsão é de que seja concluído em até 90 dias.

Ontem, o CBMSC empenhou a embarcação resgate 05 para as buscas na água. Já pelo céu, atuam o helicóptero Arcanjo 01 e o avião Arcanjo 02. Na noite de terça (15), a Capitania dos Portos catarinense, vinculada à Marinha, havia comunicado dedicar as embarcações LAEP-10 e ECSR-760 nas buscas ao barco.

Conforme os bombeiros, as áreas de buscas foram ampliadas por conta das correntes oceânicas e ventos. Com isso, as buscas ocorreram desde o Sul da Ilha das Aranhas até a área ao Sul de Garopaba. Também foram realizados sobrevoos na Ilha dos Moleques do Norte até as proximidades da Ilha do Arvoredo. Apesar disso, não foram encontrados indícios e objetos flutuantes associados a embarcação.

Fonte NSC/ foto divulgação