Dois helicópteros de combate a incêndios se chocam, e três morrem nos EUA

Mundo

08/08/2023 - 08:39:13 | 2 minutos de leitura

Dois helicópteros de combate a incêndios se chocam, e três morrem nos EUA

Um dos helicópteros ainda conseguiu pousar, mas um Bell que realizava atividades de observação e coordenação para combater o incêndio caiu.

Três pessoas morreram na colisão de dois helicópteros que combatiam um incêndio na Califórnia, informou ontem, (07) um funcionário do corpo de bombeiros local.

O acidente aconteceu na noite de domingo. Os helicópteros sobrevoavam a região de Cabazon, a cerca de 130 quilômetros a leste de Los Angeles. O chefe dos bombeiros da região, David Fulcher, disse que um dos helicópteros conseguiu pousar com segurança nas imediações. "Infelizmente, o segundo helicóptero caiu e os três passageiros morreram", disse.

O helicóptero que aterrissou era um Sikorsky Skycrane, que transportava líquido, água e um produto químico retardador de fogo para sufocar as chamas. O que caiu era um Bell que realizava atividades de observação e coordenação para combater o incêndio.

Entre as vítimas estão dois bombeiros - um chefe de departamento e um capitão - e o piloto contratado. Segundo as autoridades, o incêndio que os helicópteros combatiam começou em um edifício e se espalhou. Foi empregada uma frota de seis aeronaves, incluindo as duas envolvidas na colisão.

As autoridades responsáveis pela segurança do transporte nos Estados Unidos iniciaram uma investigação sobre o acidente. A colisão aconteceu 11 meses depois da queda de outro helicóptero de bombeiros, que deixou três feridos a poucos quilômetros de Cabazon.

Assolado pela seca por mais de duas décadas, o oeste dos Estados Unidos é especialmente vulnerável a incêndios, que se intensificaram nos últimos anos. O aumento da frequência e da intensidade das queimadas aumentaram por causa do aquecimento global. Os bombeiros da Califórnia combatem milhares de incêndios todos os anos. Alguns são muito grandes, como o que ocorreu perto da cidade de Fresno, que já destruiu mais de 2 mil hectares de vegetação, segundo o Departamento de Bombeiros da Califórnia.

Fonte agência France Presse/ foto Patrick T. Fallon / AFP