Educação investe em energia solar nas escolas

Educação

24/11/2022 - 08:05:12 | 2 minutos de leitura

<strong>Educação investe em energia solar nas escolas</strong>

De início serão cinco escolas municipais beneficiadas, com energia limpa e renovável, que vai auxiliar na economia de energia elétrica.

A Secretaria de Educação está com um processo de licitação aberto para contratação de pessoa jurídica para instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica, na modalidade Ongrid (sistema conectado à rede). Serão beneficiadas, inicialmente, as escolas Rodolfo Dornbusch (Vila Lalau), Joaquim Ferrazza (Ribeirão Cavalo), Maria Nilda Salai Stahelin (Tifa Martins), Max Schubert (Três Rios do Norte) e Professor Henrique Heise (Rio da Luz). O valor máximo da contratação é de R$ 2,3 milhões. Na foto ao lado, projeto de energia solar na Escola Joaquim Ferrazza, com 126 placas fotovoltaicas.

O prazo e local para entrega dos envelopes com as propostas das empresas é 2 de dezembro na sala de reuniões da Gerência de Licitações e Contratos da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A partir daí correm os prazos de recursos e posteriormente a escolha da empresa vencedora da licitação. A ordem de serviço para a instalação dos sistemas deve ser assinada no ano que vem.

Benefícios da energia solar

A energia solar contribui para a preservação do meio ambiente, é uma fonte de energia limpa e renovável, auxiliando na economia de energia elétrica. Conta com fácil instalação e possibilita a geração de créditos energéticos junto à empresa concessionária de energia.