Em resposta a vereadores, Secretaria de Educação notifica escolas sobre livros inadequados

Política

01/04/2022 - 21:28:19 | 2 minutos de leitura

Em resposta a vereadores, Secretaria de Educação notifica escolas sobre livros inadequados

A Secretaria Municipal de Educação de Jaraguá do Sul emitiu uma nota pública, na tarde desta quinta-feira (31), esclarecendo a situação envolvendo um livro disponibilizado na biblioteca da Escola Municipal de Educação Básica Albano Kanzler que foi tema de discussão entre os vereadores jaraguaenses em sessão da Câmara Municipal. Segundo os parlamentares jaraguaenses, o conteúdo da obra “As vantagens de ser invisível”, do autor Stephen Chbosky, que foi disponibilizado a uma aluna da unidade escolar, é impróprio para alunos com a idade da menina, 11 anos, por conter descrições de cenas de sexo explícito e encorajar cometimento de crimes, como a prática do estupro.

Na nota, a Secretaria de Educação afirma que o livro foi comprado ainda em 2016 e que, naquele momento, a classificação recomendada era para a faixa etária infantojuvenil, ou seja, de 8 a 12 anos de idade. O texto ainda salienta que, desde 2019, a Semed determina que todas as unidades escolares “retirem do acervo obras que não tenham o conteúdo de leitura próprio para a idade de nossas crianças e adolescentes”. Todavia, a pasta lamenta que o exemplar em questão tenha passado desapercebido pela triagem realizada pela EMEB Albano Kanzler.

Também segundo a nota, a Rede Municipal de Ensino reconhece o erro e pede desculpas às crianças e às famílias que tiveram acesso ao livro, reiterando que todas as unidades escolares estão sendo notificadas para que façam a revisão dos acervos das bibliotecas “a fim de retirar qualquer obra inadequada”.