Emoção marca a abertura da Semana da Consciência Negra

Eventos

22/11/2022 - 15:37:42 | 7 minutos de leitura

<strong>Emoção marca a abertura da Semana da Consciência Negra</strong>

Evento ocorrido sábado no Museu Histórico Emílio da Silva enfatizou a importância da comunidade afrodescendente no desenvolvimento do Município.

Falas emocionadas, vozes embargadas e o reconhecimento da necessidade do resgate e divulgação para as novas gerações da importância dos afrodescendentes no desbravamento da região, na criação do Município de Jaraguá do Sul e no seu desenvolvimento. Sentimentos que marcaram a abertura da Semana da Consciência Negra, em cerimônia realizada na manhã do sábado (19) no Museu Histórico Emílio da Silva.

O Diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Sidnei Marcelo Lopes, enfatizou a importância do momento e falou sobre todas as atividades que ainda serão realizadas até o dia 26 deste mês alusivas à Consciência Negra nas quais consta a apresentação de bailarinos, grupos de capoeira, food truck e cervejarias locais.

A Chefe do Museu Histórico Emílio da Silva, Professora Ivana Cavalcanti, que é afrodescendente e militante de movimentos de valorização da raça negra e de combate ao racismo, falou do valor simbólico desse momento, quando o município incluiu uma semana de comemorações alusivas ao Dia 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra. "Minha mãe que aqui está Dona Terezinha Cavalcanti, me ensinou a lutar pelo meu espaço, nunca permitiu que eu abaixasse a cabeça e não mediu esforços pra que eu conseguisse estudar. Agradeço ao Prefeito Jair Franzner e à secretária Natália, amiga de longa data, que são sensíveis à causa, nos apoiaram e mobilizaram o gabinete e a equipe da Secel, para a realização dos eventos que teremos durante a semana", enfatizou Ivana.

 Ivana também apresentou aos presentes o primeiro museólogo concursado para exercer essa função no Museu Histórico Emílio da Silva, Gustavo Voltolini, que também destacou a importância deste resgate sobre o papel dos afrodescendentes na colonização de Jaraguá do Sul. "É gratificante poder participar e ajudar a promover o compartilhamento do saber, contribuir para transmitir essa mensagem em busca do respeito e da igualdade, por meio de um trabalho que está sendo realizado aqui no Museu", disse Voltolini.

O presidente do Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Luis Fernando Olegar, falou sobre todas as dificuldades, lembrou que é preciso agir. "Os avanços perceptíveis, mas precisamos melhorar a cada dia, pois o racismo no Brasil é estrutural. A mudança desse quadro passa pela oferta de oportunidades iguais para brancos e negros, pela implementação de políticas públicas, mas acima de tudo, pela nossa atitude. A atuação das entidades representativas é fundamental para avançarmos ainda mais", destacou Olegar.

O representante do presidente do Consciência Negra Jaraguá do Sul (Conejas), Juarez Gomes, Everaldo Correa, também destacou os avanços e fez questão de agradecer à administração por estar dando o suporte para que eventos como esse. "Talvez não consigamos erradicar o racismo, mas buscamos a conscientização da sociedade e, desta forma, permitir que todos tenham oportunidades iguais. Essa é uma luta para que nossos filhos, netos e bisnetos tenham melhores oportunidades", ressaltou Correa.

Por sua vez, a secretária de Cultura, Esporte de Lazer de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry, falou dos cuidados que estão sendo tomados para que todas as etnias, todas as manifestações culturais e esportivas se sintam representadas, durante nossa gestão à frente da pasta. "Todos queremos e sonhamos com uma sociedade mais justa, com oportunidade igual para todos. Enquanto isso não acontece, nós temos a obrigação de promovermos e dar voz aos movimentos, dar voz às minorias, para que todos sejam responsáveis pela promoção da igualdade racial. Que todos nós possamos promover uma grande confraternização com a presença de toda a população jaraguaense, onde possamos manifestar nossa empatia e nos reconhecermos como irmãos que somos independentes da cor da pele, da crença, das diferenças", destacou a secretária Natália.

Ao encerrar a cerimônia o Prefeito Jair Franzner falou sobre a importância da comunidade negra na história de Jaraguá do Sul e na história do Brasil. "Todas as atividades da Semana da Consciência Negra, foram definidos em parceria com as entidades, em reuniões realizadas lá na Arena, com e equipe da Secel, mostrando que nossa administração quer construir um trabalho onde a população é ouvida. Gostei muito do tema escolhido para a exposição: ‘Raízes e Frutos da Negritude, em Jaraguá do Sul’. A raiz nos remete ao passado, à força, à energia e ao sustento. O fruto nos situa ao presente e nos faz olhar para o futuro e a negritude é uma palavra que nos convida à reflexão, mas ao mesmo tempo, soa como orgulho e identidade de um povo, trazendo todo o significado do dia 20 de novembro", disse o prefeito antes de abrir oficialmente as comemorações da Semana da Consciência Negra no Município.

Autoridades e convidados assistiram à coreografia do casal Marli e Omar Forte, da Dançar A2 Escola de Dança, com a participação de sua filha Maria Helena Forte, mostrando um pouquinho do samba de gafieira. Aproveitaram para anunciar que estarão presentes na comemoração do dia 26, onde irão ministrar um "aulão" deste ritmo.

Em seguida, a professora Rosa Nilva explicou alguns detalhes dos adereços que compõem seu traje típico, sempre com um significado religioso ou cultural e cantou o Pai Nosso em Iorubá. "O Iorubá é um idioma cujos sinais simbolizam uma nota musical. Não é um idioma falado, mas cantado", explicou a Professora Rosa.

Além de poder ver um pouco do passado, por meio das fotos históricas expostas, o visitante pode interagir escrevendo bilhetes com elogios, críticas e sugestões, que serão expostos no local. Também foram ofertadas aos visitantes as bonecas "Abayomi", como um gesto simbólico de amizade sincera. A palavra Abayomi em Iorubá significa “encontro feliz”, ou “aquele que traz felicidade e alegria”. “Referência na construção de identidades na diáspora africana no Brasil, diz a história que as mães africanas escravizadas, na trajetória desumana para o Brasil, para acalentar seus pequenos, rasgavam suas saias e transformavam os retalhos em pequenas bonequinhas que serviam de brinquedo e, de alguma forma, traziam algum conforto nesse horrendo processo. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, significa que você está oferecendo o que tem de melhor para essa pessoa", explica a etiqueta que acompanha dessas bonecas. Outro ponto a ser visitado é a exposição é o acervo pessoal de Bonecas Barbie Negras, que foi emprestado ao Museu Histórico Emílio da Silva pela Professora Júlia Américo.

A exposição fotográfica itinerante, “Raízes e Frutos da Negritude em Jaraguá do Sul” permanecerá no Museu Emílio da Silva até o dia 26. Nos dias seguintes, estará presente também na Arena Jaraguá e na Prefeitura Municipal.

O Evento Festivo de Fechamento da Semana da Consciência Negra, programado para o dia 26 de novembro (sábado), na Praça Ângelo Piazera, contará com a presença do "Olodum Sul", um braço do famoso grupo Olodum da Bahia, que mantém uma escola em Florianópolis. A Dançar A2 Escola de Dança e o Grupo Muzenza, completam as atrações dessa grande festa, que terá uma praça de alimentação com foodtrucks e cervejarias locais.