Enchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos   

Mundo

14/09/2023 - 09:28:52 | 2 minutos de leitura

Enchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos e 10 mil desaparecidos   

As enchentes devastadoras que atingiram a Líbia deixaram ao menos 5.300 mortos na cidade portuária de Derna e mais de 10 mil desaparecidos no país, disse o ministro da Aviação Civil Hichem Abu Chkiouat. Segundo ele, o número de mortes deverá aumentar, podendo até duplicar. "O mar despeja dezenas de corpos constantemente", afirmou o ministro, acrescentando que a reconstrução da cidade custaria bilhões de dólares. Equipes estão lutando para resgatar os corpos das vítimas que foram arrastadas para o mar em enchentes semelhantes a um tsunami.

O cenário é resultado do rompimento de duas barragens e quatro pontes em Derna, o que fez a cidade — a mais afetada na Líbia — praticamente submergir quando o furacão Daniel atingiu o país no último dia 10. Ajudas internacionais começaram a chegar, mas os esforços de resgate estão sendo dificultados pela situação política na Líbia, que é dividida entre dois governos rivais.

Foi iniciada uma investigação sobre a razão pela qual as inundações causaram tamanha devastação. Especialistas em engenharia hídrica disseram à BBC que é provável que uma barragem superior, a cerca de 12 km da cidade, tenha falhado primeiro, fazendo sua água jorrar em direção à segunda barragem, mais perto da área populosa de Derna.

Fonte G1/ Foto: Reuters