Equipe da WEG desenvolve sensores e tecnologia inovadora para monitoramento de máquinas e equipamentos

Tecnologia

21/09/2023 - 11:13:43 | 2 minutos de leitura

Equipe da WEG desenvolve sensores e tecnologia inovadora para monitoramento de máquinas e equipamentos

A multinacional jaraguaense WEG lançou recentemente a tecnologia WEGSync, funcionalidade que permite monitorar, com múltiplos sensores, em tempo real, vibrações, deformações estruturais, de máquinas e equipamentos. O que pouca gente sabe é que tanto a funcionalidade quanto os sensores utilizados para essa aplicação foram desenvolvidos pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Produto que trabalha dentro do Novale Hub – Centro de Inovação, em Jaraguá do Sul, cidade sede da empresa.

De acordo com Hugo Gustavo Gomez Mello, que coordena o time, o trabalho desenvolvido pela equipe foi considerado “o embrião para que os produtos digitais se tornassem negócio para a WEG”. Em 2017, o grupo já estava trabalhando em um sensor para acompanhar o estado de saúde dos motores elétricos. “Assim que as discussões sobre indústria 4.0 chegaram na WEG, nossa dúvida foi ‘como inserir o motor elétrico nesse cenário?’”. O protótipo testado na época já conseguia monitorar remotamente temperatura, vibração e o campo magnético gerado pelo motor.

O desenvolvimento começou ainda dentro do parque fabril da empresa, sendo o primeiro sensor preparado para a chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). “Naquele momento, a operação acontecia ainda dentro da unidade de Motores. Hoje, a WEG já possui uma unidade de negócios voltada para esse tipo de solução, a WEG Digital e Sistemas”. Isso permitiu que o produto inicialmente voltado para motores elétricos possa, hoje em dia, ser utilizado em qualquer tipo de equipamento.

“Os sensores WEGscan podem estar em vários locais, desde uma grande planta fabril, em motores elétricos industriais, bombas, compressores e redutores, por exemplo, até em aplicações comerciais ou residenciais. Se um consumidor quiser monitorar o motor da sua lava-roupas ou o compressor da sua geladeira, o equipamento permite isso”, disse Gomez Mello. A tecnologia é patenteada, o que ratifica o processo inovador desenvolvido pela equipe.

Fonte  e foto Novale Hub