Equipe do Museu Emílio da Silva apresenta o plano estratégico

Em Foco

17/03/2023 - 13:39:20 | 2 minutos de leitura

<strong>Equipe do Museu Emílio da Silva apresenta o plano estratégico</strong>

A equipe do Museu Histórico de Jaraguá do Sul Emílio da Silva segue o processo de elaboração do Plano Museológico, uma ferramenta de planejamento estratégico, que objetiva ordenar e priorizar as ações a serem desenvolvidas pelo equipamento público.

De acordo com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Natália Lúcia Petry, o documento normatiza as ações do museu, garantindo que a memória, história e identidade da comunidade, presentes nos acervos salvaguardados pela instituição, sejam preservadas.O processo de elaboração do plano envolve uma equipe multidisciplinar composta por gestores, historiadores, arquitetos e outros profissionais, sob a coordenação do museólogo Gustavo Voltolini e da chefe de museus, Ivana Cavalcanti.

Instituído pelo artigo 44 da Lei 11.904/2009, regulamentada pelo Decreto nº 8.124/2013, o Plano Museológico é dividido em três fases: Diagnóstico, Elaboração dos 12 Programas e a Implementação dos projetos, com base nas diretrizes desses programas. “Com o levantamento dos dados foi possível ter um diagnóstico bem detalhado da atual situação e elaboramos os 12 Programas. Após implantados, será um trabalho permanente, com avaliações periódicas dos resultados", explica Voltolini. Para o gerente de Cultura, Antônio Marcos da Silva, trata-se de uma demanda significativa que conta com a participação dos servidores das unidades, especialistas, representantes da comunidade e demais segmentos que se relacionam de alguma forma com os museus.

Os 12 programas que integram o Plano Museológico do Museu Histórico Emílio da Silva são:

Institucional - ações da gestão técnica e administrativa;

Gestão de Pessoas - ações de valorização e capacitação de servidores e demais atores;

Acervos - ações de processamento técnico dos acervos;

Exposições - ações de organização e utilização de exposições;

Educativo e Cultural - abrange projetos e atividades educativo-culturais;

Pesquisa - ações de processamento e disseminação de informações voltadas ao estudo do patrimônio cultural, acervos, história, museologia e afins.

Arquitetônico-Urbanístico - adequação das instalações e espaços expositivos;

Segurança - ações voltadas a minimizar os sinistros envolvendo agentes de risco, definição de rotinas de segurança e estratégias de emergência;

Financiamento e Fomento - planejamento de estratégias de captação de recursos econômicos;

Comunicação - ações de divulgação de projetos e atividades do museu;

Socioambiental - ações comprometidas com a sustentabilidade, meio ambiente e áreas sociais;

Acessibilidade - ações voltadas para acessibilidade no museu.