Escola Isolada e Espaço Cultural são inaugurados

Educação

08/08/2023 - 08:17:18 | 2 minutos de leitura

Escola Isolada e Espaço Cultural são inaugurados

Integrante dos 147 anos de Jaraguá do Sul, sendo o último evento da programação que transcorreu no mês de julho, a Prefeitura de Jaraguá do Sul inaugurou ontem, (7), a reconstrução da Escola Isolada Ângelo Moretti e do Espaço Cultural Eurides Silveira, localizados na Rodovia JGS 240 (Estrada Ricardo Luiz Floriani), na localidade de Ribeirão Grande do Norte, Nereu Ramos. A recuperação do espaço iniciou em 2021, com o lançamento do edital de concorrência pública. A empresa Cúbica Construções Ltda. foi a vencedora e reconstruiu o prédio que abrigava a Escola Isolada Ângelo Moretti e construiu o Espaço Multiuso, que tiveram investimento total de R$ 2.129.550,35.

Conforme comentou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, as escolas isoladas foram fundamentais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, facilitando o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade, e essa reconstrução representa o reconhecimento da importância dessas escolas. O objetivo foi resgatar a imagem da antiga escola, tendo como referência construtiva as técnica e padrões da época, como dimensão e ritmo de janelas e portas, piso em assoalho de madeira elevado, embasamento em pedra, alvenaria de tijolos maciços assentados a chato com reboco de argamassa de cal, inclinação do telhado e estrutura da cobertura em triângulo, com uso de encaixe nas madeiras e uso de molduras e cimalhas lisas com o fim de marcação das aberturas e estrutura.

A área do Espaço Cultural Eurides Silveira tem área construída de 136,85 metros quadrados, já a Escola Isolada Ângelo Moretti tem 120 metros quadrados. No local, uma placa conta a história da edificação e homenageia os sócios fundadores Ângelo Moretti, Aleixo Bértoli, Arthur Floriani, Eugênio Floriani, Jacinto Ropelatto, Joan Floriani, José Hanisch, Luís Floriani, Luís Lunelli, Romano Bértoli e Victorio Moretti.

Fonte  e foto PMJS