Estudante de medicina do Paraná morre em combate na guerra da Ucrânia

Mundo

08/08/2023 - 08:33:14 | 2 minutos de leitura

Estudante de medicina do Paraná morre em combate na guerra da Ucrânia

Um brasileiro morreu em combate na cidade de Bakhmut, na Ucrânia. A morte do estudante de medicina Antônio Hashitani, que nasceu no Paraná, foi confirmada por familiares nas redes sociais neste fim de semana. O jovem de 25 anos lutava como voluntário em um grupo paramilitar.

Segundo a irmã, Franciele Hashitani, as primeiras informações da morte de Antônio ocorreram nas redes sociais e o Itamaraty confirmou a morte do estudante. Em e-mail obtido pela Band, o Consulado do Brasil na Ucrânia afirmou que deve prestar todo o apoio cabível para a família.

Antônio estudava na Pontifícia Universidade Católica do Paraná e deixou o curso no fim de 2022, para lutar pelas tropas ucranianas contra a Rússia. Em nota, o diretório dos estudantes da universidade lamentou a morte de Antônio.

“O Diretório Central dos Estudantes da PUCPR, representando todos os acadêmicos da PUCPR, vem por meio desta, prestar sentimentos e manifestar apoio à família do Antonio Hashitani, que a dor deste momento seja breve e a lembrança de quem partiu seja eterna. Nossa solidariedade e condolências para a família do nosso acadêmico nesse momento difícil de luto”, informou a nota.

Pelas redes sociais, a agência de notícias russa Sputnik Brasil informou que Antônio era um ‘mercenário’ e que estava na defesa territorial ao sul de Bakhmut. Amigos e familiares do jovem lamentaram a morte pelas redes sociais e reiteraram que Antônio foi voluntariamente para a Ucrânia.

Fonte IG/ Reprodução/Instagram