Ex-pracinhas da FEB são homenageados no Dia da Vitória

Geral

10/05/2023 - 08:21:23 | 3 minutos de leitura

Ex-pracinhas da FEB são homenageados no Dia da Vitória

O dia 8 de maio de 1945 marca a rendição dos Nazistas para as forças aliadas, colocando um ponto final na Segunda Guerra Mundial e livrando o mundo das tentativas de imposição de um regime nazifascista ao restante do mundo, por parte de Hitler e Mussolini.

O Brasil, inicialmente neutro no conflito, que ocorreu de 1939 a 1945, teve que se posicionar, criando a Força Expedicionária Brasileira – FEB, com 25.334 militares que, entre setembro de 1944 e maio de 1945, lutaram na Itália, ao lado dos aliados, França, Inglaterra, EUA e União Soviética.

De Jaraguá do Sul e cidades próximas foram aproximadamente 100 os militares que se juntaram ao contingente da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE), onde receberam um rápido treinamento. Dali, partiram em cinco escalões de embarque com destino à Itália, acomodados em navios norte-americanos, entre 2 de julho de 1944 e 8 de fevereiro de 1945.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Associação dos Amigos do Museu da Paz e o Museu da Paz, recepcionaram autoridades civis e militares, além das famílias dos homenageados, na solenidade que marca essa data tão importante na história da humanidade. "Nosso principal desafio é absorvermos esses momentos históricos para cada dia mais, implantarmos a cultura da paz, começando em nossas famílias, expandindo para nosso ambiente de trabalho, até a sociedade de modo geral, criando uma geração com mentalidade pacífica, com mentalidade democrática e com a mentalidade respeito a si e ao próximo. Dessa forma, não precisaremos mais passar por esses momentos tão tristes, vivenciados outrora por essas e que ainda rememoram com muita tristeza”, disse a Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Professora Natália Lúcia Petry.

O Prefeito José Jair Franzner, saudou os familiares presentes e também reforçou a importância de manter viva a memória desses momentos críticos da humanidade, para que se busque incansavelmente a paz. “Disseram que era mais fácil a “cobra fumar” do que o Brasil entrar na Segunda Guerra Mundial. A cobra fumou com nossos Expedicionários. Há 78 anos mostramos nossa capacidade de realizar o que parecia impossível. Cultivemos, portanto, a confiança em nós mesmos, pois assim, construiremos um futuro melhor para o Brasil e para o mundo”, afirmou o Prefeito Jair.

Estiveram presentes ao evento a Comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Arlene Souza da Silva Villela, o Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel João Carlos Benassi Borges Kuze, a Presidente da AAMPAZ, Sra. Gisele Vasel, além do Expedicionário Walter Carlos Hertel, que completou 100 anos e preside a ANVFEB Regional Jaraguá do Sul, além de ser o Presidente de Honra da AAMPAZ.