Explosão de bomba deixa mortos e centenas de feridos no Paquistão

Mundo

31/07/2023 - 08:16:57 | 2 minutos de leitura

Explosão de bomba deixa mortos e centenas de feridos no Paquistão

O ataque foi dirigido contra o partido religioso conservador Jamiat Ulema-i-Islam (JUI-F), que realizava uma reunião na cidade de Khar, próxima à fronteira com o Afeganistão. Mais de 400 membros do partido e simpatizantes estavam no local. "Posso confirmar que há 39 mortos e 123 feridos no hospital, incluindo 17 pacientes em estado grave", disse Riaz Anwar, membro do Ministério da Saúde, à agência AFP.

"Segundo a informação inicial, se trata de um ataque suicida ocorrido por volta das 16h (hora local), quando centenas de pessoas estavam presentes", disse à agência EFE um oficial da Delegacia da Cidade de Khar, Gul Khan. Até o momento, o ataque não foi reivindicado por nenhum grupo insurgente.

O Paquistão testemunha um aumento na violência armada desde a chegada ao poder dos talibãs afegãos em Cabul, em agosto de 2021, o que reacendeu os ataques de seus irmãos ideológicos paquistaneses, especialmente nas províncias fronteiriças afegãs de Khyber Pakhtunkhwa e Baluchistão. O principal grupo paquistanês, o Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), anunciou em dezembro do ano passado o fim do cessar-fogo alcançado com Islamabad, que acusou de descumprir seus compromissos nas negociações de paz.

O país testemunhou 271 ataques de militantes no primeiro semestre de 2023, nos quais 389 pessoas foram mortas e outras 656 ficaram feridas, de acordo com um relatório publicado no início de julho pelo Instituto de Segurança e Estudos de Conflitos do Paquistão. Um aumento significativo dos números em relação ao mesmo período de 2022, quando o Paquistão sofreu 151 ataques que causaram 293 mortos e 487 feridos.

Fonte R7/ foto / EFE/EPA/RESCUE 1122