Farmácias começam a fazer exames de análise clínica

Saúde

02/08/2023 - 08:47:47 | 2 minutos de leitura

Farmácias começam a fazer exames de análise clínica

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autoriza farmácias e consultórios a realizarem ao menos 47 exames de análises clínicas (EAC) começou a valer desde ontem (1º/8). A lista inclui testes de HIV, Beta-hCG, colesterol total, dengue e hepatite, entre outros. A norma, aprovada em maio deste ano, define uma nova categorização de serviços de saúde que realizam atividades relacionadas a exames de análise clínica.

 As farmácias e consultórios passam a integrar o serviço tipo I. Na sequência vêm o serviço tipo II, com postos de coleta; e o serviço tipo III, com laboratórios clínicos, laboratórios de apoio e laboratórios de anatomia patológica. A resolução prevê também que os exames feitos em locais de serviço tipo I têm caráter complementar, com função de triagem. Ou seja, eles não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.

“Os resultados dos testes executados nos serviços tipo I não devem ser usados de forma isolada para a tomada de decisões clínicas. Esses testes devem ser usados como triagem, com vistas a oferecer um ponto de partida objetivo, em conjunto com a rotina de avaliação dos profissionais de saúde, para oferecer o suporte adequado aos pacientes”, informou a Anvisa à época. “Portanto, o resultado de um teste rápido necessita da interpretação de profissionais de saúde, que devem associá-lo aos dados clínicos do indivíduo e à realização de outros exames laboratoriais confirmatórios”, apontou a agência.

Alguns testes que podem ser realizados inclui:  Beta-hCG; Dengue Anticorpos IgG IgM ; Dengue Antígeno NS1; Hemoglobina Glicada A1c; Teste rápido PSA; Teste rápido Covid-19 Antígeno; Avaliação de controle da asma; Check-up pós Covid anticorpos Anti-Spike; Teste rápido Ácido Úrico; Teste rápido de Chikungunya; Colesterol Total; Exame de Glicemia; Glicemia e Pressão Arterial; Teste rápido de Hepatite C; Teste rápido de HIV; Exame de Hormônio ; uteinizante (LH); Teste rápido de Lactato; Teste rápido de Malária; Teste rápido de Sífilis; Toxoplasmose; Teste rápido de Troponina Cardíaca; VSR (Vírus Sincicial Respiratório); Teste rápido de Ferritina; Teste rápido de Mioglobina; Teste rápido de Proteína C Reativa; Teste rápido de Rubéola, entre outros.

Fonte Matrópoles/Getty Images