Faturamento avança em junho, mas indústria perde dinamismo, diz CNI

Economia

04/08/2023 - 08:00:57 | 2 minutos de leitura

Faturamento avança em junho, mas indústria perde dinamismo, diz CNI

O faturamento na indústria registrou avanço em junho, mas o recuo nos demais indicadores reforçam a perda de dinamismo do setor em 2023, observa a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que divulgou os Indicadores Industriais ontem.  

“Os índices de rendimento médio real, massa salarial real e horas trabalhadas na indústria recuaram em junho, ainda que de forma moderada, enquanto o emprego na indústria se manteve estável. Já a utilização da capacidade instalada permanece em trajetória de queda, conforme observado desde 2021. O indicador de faturamento real da indústria de transformação, por outro lado, avançou no mês”, observa o relatório, que ainda pondera sobre os sinais de desaceleração do setor que levam a uma queda no acumulado do ano do faturamento real.

Em junho, o faturamento real da indústria de transformação avançou 1% ante maio e apresentou estabilidade na comparação com o mesmo mês de 2022. Intercalando resultados positivos e negativos desde o final do ano passado, “as altas registradas não conseguem reverter completamente os movimentos de queda, de forma que o faturamento passa a acumular recuo”, diz a CNI. No primeiro semestre, o faturamento do setor foi 0,2% menor do que no mesmo período de 2022.

No caso do emprego industrial, o indicador permaneceu estável na passagem de maio para junho. “No ano, a série vem intercalando recuos e avanços, com uma sinalização de perda de dinamismo, uma vez que os recuos se mostram mais intensos. Apesar disso, a série ainda se encontra em patamar superior ao observado em 2022”, diz a CNI. O indicador do primeiro semestre registra alta de 0,8% na comparação com o mesmo período de 2022.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria chegou a 78,7% em junho de 2023, um recuo de 0,3 ponto porcentual (p.p.) em relação ao resultado de maio.

Fonte - Jornal de Brasília/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil