Filhotes de onça-pintada aguardam 'mãe adotiva' para serem devolvidos à natureza no Pará

Meio Ambiente

20/09/2023 - 08:36:00 | 2 minutos de leitura

Filhotes de onça-pintada aguardam 'mãe adotiva' para serem devolvidos à natureza no Pará

Dois filhotes de onça-pintada foram resgatados pelo Ibama na mata no Sudeste do Pará. Muito jovens, eles foram encontrados por agentes do Ibama em uma aldeia indígena na cidade de Tomé-Açu, no Nordeste do estado. E estavam sozinhos na natureza. Agora, os técnicos querem fazer com que eles retornem ao habitat natural, mas sem estarem desamparados. E para isso, uma ajudinha de uma nova mãe será necessária.

Os filhotes de onça-pintada receberam cuidados intensivos por cerca de 30 dias na Universidade Federal da Amazônia, em Belém, porque estavam muito debilitados. Depois, foram levados para uma área de conservação no parque zoobotânico de Carajás. Eles foram nomeados Caeté e Caiapó. Não há paradeiro sobre a mãe dos filhotes. No entanto, o Ibama investiga a possibilidade de tráfico de animais, uma vez que eles são muito jovens para estarem sozinhos – ainda estão em fase de amamentação.

Depois do tratamento, os técnicos agora querem levar Caeté e Caiapó ao seu habitat natural. No entanto, eles ainda são muito jovens para sobreviverem sozinhos nas matas. Assim, o objetivo deles é integrá-los ao ambiente sob os cuidados de uma “mãe adotiva”. E já existe uma opção. “Tem a Marília, que recentemente teve dois filhotes. Tendo uma evolução positiva, a gente vai fazer essa aproximação para que ela possa adotar esses animais e ensine alguns instintos que são passados de mãe para filho”, disse o veterinário Nereston Camargo.

Fonte e foto Globo