Filipinas acusam milícia marítima chinesa de destruir recifes de coral no Mar do Sul da China

Mundo

25/09/2023 - 13:19:54 | 2 minutos de leitura

Filipinas acusam milícia marítima chinesa de destruir recifes de coral no Mar do Sul da China

Segundo o governo filipino, atividades de pesca indiscriminadas, ilegais e destrutivas chinesas estão branqueando e esmagando corais na região; território é das Filipinas, mas China reivindica a estratégica via navegável. Recifes que há apenas dois anos eram vibrantes, cheios de peixes coloridos e algas marinhas foram transformados em um deserto de corais esmagados no Mar do Sul da China e as Filipinas dizem ter identificado um culpado – a sombria milícia marítima chinesa.

Ambos os recifes estão perto de Palawan, a cadeia de ilhas do sudoeste das Filipinas, em frente ao Mar do Sul da China, mas Pequim reivindica a maior parte da grande e estratégica via navegável como seu próprio território, apesar das reivindicações concorrentes dos vizinhos e em desafio a uma decisão internacional. O Comodoro Jay Tarriela, porta-voz da guarda costeira, disse que os mergulhadores realizaram “pesquisas subaquáticas” do fundo do mar e descreveram “descoloração visível” que indicava “atividades deliberadas” destinadas a modificar a topografia natural do terreno.

“A contínua aglomeração das atividades de pesca indiscriminadas, ilegais e destrutivas da Milícia Marítima Chinesa no Recife Rozul e banco de areia Escoda pode ter causado diretamente a degradação e destruição do ambiente marinho nas características [do Mar das Filipinas Ocidental]”, disse Tarriela em nota, referindo-se ao nome dado por Manila para partes do Mar do Sul da China sob sua jurisdição.

 Fonte CNN/ fotoREUTERS/Erik De Castro