Fórum do Idoso foca em ações para garantir uma boa longevidade

Eventos

02/05/2023 - 07:09:52 | 3 minutos de leitura

Fórum do Idoso foca em ações para garantir uma boa longevidade

Cerca de 300 pessoas entre grupos de idosos, coordenadores destes grupos, autoridades públicas além de entidades e empresas parceiras, prestigiaram a realização do 1º Fórum Municipal do Idoso nesta sexta-feira (28), no Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt, no Parque de Eventos. A programação teve início às 8 horas, contou com apresentação do Coral Voz Ativa do Centro de Convivência. Logo após um breve café, ocorreu a cerimônia de abertura feita pela presidente do Conselho Municipal dos Direito do Idoso (CMDI), Hildegard Boshammer e pela Secretaria de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Níura Demarchi.

Em seus discursos, ambas destacam a importância de garantir uma “boa longevidade” ao público idoso. “Embora os resultados do último Censo ainda não estejam fechados, estimamos que hoje no Município tenhamos 20 mil idosos vivendo em Jaraguá do Sul. Destes, cerca de 40% vive em situação de isolamento social por diversas situações como ajudar a cuidar dos netos, por ainda ser provedor de sua família, problemas relacionados à saúde, à violência, entre outros fatores. Em cima desta realidade que as políticas públicas precisam atuar para tirar essas pessoas deste isolamento. E muitas vezes, é o poder público que chega primeiro para ajudar essas pessoas”, defendeu Níura. Já a presidente do CMDI destacou a importância do primeiro fórum municipal voltado ao público de terceira idade. “O objetivo é aproximar ainda mais as pessoas idosas do serviços prestados pelo Poder Público, iniciativa privada e entidades não governamentais. Este é o nosso desafio hoje”, destacou Hildegard, que também coordena o Centro de Convivência onde são feitas ações voltadas à Terceira Idade. Hoje, a unidade atende cerca mil idosos por dia em suas oficinas e atividades físicas como ginástica e pilates. Estima-se que hoje existam 33 grupos da Terceira Idade na cidade.

Na sequência, foi exibido um vídeo institucional que descreveu todo o trabalho feito em prol da pessoa idosa pelos profissionais das unidades de atendimento da Secretaria de Assistência Social e Habitação. Logo após foi a vez da comandante da 12ª Regional da Polícia Militar, Arlene Souza da Silva Vilella, e dos secretários municipais Natália Petry (Cultura e Esporte), Emanuela Wolff (Educação) e Alceu Moretti (Saúde) e do próprio prefeito Jair Franzer darem seus depoimentos sobre as ações voltadas à Terceira Idade desenvolvidas em Jaraguá do Sul.

No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos de discussão que buscariam tirar propostas para novas ações voltadas às pessoas com mais de 60 anos em cumprimento ao Estatuto do Idoso, bem como a formulação de novos projetos a serem apresentados no Fundo Municipal do Direitos do Idoso (FMDI). “O desafio é constante e é responsabilidade social de todos o compromisso com essas pessoas que muito contribuíram para o bem-estar de suas famílias, empresas, escolas e o desenvolvimento da cidade”, completa Hildegard.