Fraudes financeiras lideram crimes online

Tecnologia

21/08/2023 - 09:54:56 | 1 minutos de leitura

Fraudes financeiras lideram crimes online

94,6% dos crimes cibernéticos praticados em 2022 foram fraudes financeiras, aponta o relatório Data Breach Investigations Report, da Verizon. Seja através de informações pessoais roubadas ou de ataques diretos, o objetivo dos criminosos é ter algum tipo de compensação financeira.

Segundo o levantamento, 24% de todas as violações de dados incluíram o uso de ransomware. Em constante ascensão, esse tipo de sistema malicioso infecta dispositivos de empresas ou órgãos governamentais e "sequestra" as informações presentes neles, pedindo um resgate para não realizar o vazamento das mesmas.

Anchises Moraes, especialista em cibersegurança da Apura Cyber Intelligence, empresa brasileira que contribuiu com o relatório, afirma que "chama a atenção o fato de 74% das violações incluírem o elemento humano", indo além das falhas técnicas.

"As fraudes contam com o envolvimento de pessoas que caem em golpes, seja por erro, seja por uso indevido de privilégio, uso de credenciais roubadas ou engenharia social", afirma o especialista.

O relatório aponta, ainda, que 83% das violações envolveram atores externos às empresas atacadas, e que 70% deles estão relacionados ao crime organizado. Isso demonstra a força que o cibercrime vem ganhando ano a ano.

 Fonte IG/ foto Unsplash/Chris Yang