“Fui muito ameaçado quando meu pai me tirou do armário para o Brasil”, diz filho de Mauricio de Sousa

Famosos

30/06/2023 - 08:37:41 | 2 minutos de leitura

“Fui muito ameaçado quando meu pai me tirou do armário para o Brasil”, diz filho de Mauricio de Sousa

Mauro Sousa foi vítima de homofobia quando o pai publicou uma foto dele com o marido no

Mauro e Rafael estavam juntos há 12 anos quando Mauricio de Sousa publicou uma foto junto do casal em suas redes sociais. A legenda não tinha qualquer firula, era prática e descritiva: “Eu, meu filho e meu genro”. Mauro se surpreendeu com a publicação. Sua homossexualidade nunca havia sido questionada pela família, ele sequer precisou anunciar aos seus sobre sua forma de amar. A própria mãe o fez, depois de uma conversa acolhedora.

Logo Mauro conheceu rafa, e o acolhimento se estendeu a ele de uma forma tão bonita que Mauro achou que estava a salvo. Mas a guarida ficou restrita à casa. Quando Mauricio publicou a foto, seguidores do maior cartunista do país ostensivamente decidiram atacar Mauro, pura e simplesmente por sua sexualidade. “Quando meu pai postou aquela foto, em 2019, recebi uma enxurrada de comentários – dos mais bonitos aos mais feios aos mais horrorosos. Fiquei apavorado porque não tinha passado por isso em casa. A sensação era de que todas aquelas pessoas queriam que eu voltasse para o armário.”

Mauro teve crises de pânico. Sair na rua era aterrorizante; dormir, um tormento. Ele se encolhia na cama, com os braços apertando as pernas contra o tronco fortemente, numa tentativa de abrigar a si mesmo. “Tinha medo o tempo todo. Medo de ser quem eu era, de ser reconhecido na rua. Recebi tudo quanto é tipo de ameaça. Acho importante ressaltar que vivi tudo isso mesmo sendo um cara privilegiado, que tem apoio da família. Foi um processo muito denso, precisei de bastante terapia até chegar onde estou hoje. Sou bem resolvido com tudo que aconteceu, me fortaleceu, sim, mas não desejo isso para ninguém.”

Mauro é diretor da Mauricio de Sousa produções e está à frente do mais novo espetáculo de 60 anos da Turma da Mônica, que estreia em 1º de julho em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vive, atualmente, sua melhor fase profissional e pessoal, que leva como herança a terapia. Não parou a análise. Faz terapia individual e familiar, junto de Rafael, que, segundo ele, segurou a onda e o fortaleceu quando tudo desabou.

Fonte Terra/Foto: Andy Santana