Fujama irá retomar programa de monitoramento de fauna

Meio Ambiente

28/02/2023 - 17:44:04 | 2 minutos de leitura

<strong>Fujama irá retomar programa de monitoramento de fauna</strong>

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) deve retomar em breve o programa de monitoramento de fauna aqui na região. Segundo o biólogo da Fujama e um dos responsáveis por este trabalho, Christian Raboch, esta retomada deve ocorrer a partir da aquisição de novos equipamentos, também conhecidos como armadilhas fotográficas. “Já estamos iniciando os processos para a aquisição de novos equipamentos. Até 2019, fazíamos este monitoramento aqui na região. Daí teve a questão do lockdown da pandemia, mas acabamos parando mesmo por falta de equipamentos já que os que tínhamos instalados acabaram estragando com o tempo ou a carga das pilhas utilizadas neles se esgotou”, explicou o biólogo. “Cada equipamento desse precisa utilizar oito pilhas e atualmente dispomos de nove destas armadilhas fotográficas, mas boa parte delas já necessita de manutenção. Neste mês de março iremos nos concentrar no processo de compras de novas destas câmeras.”

Christian defende a importância deste monitoramento. “Hoje, 40% do espaço territorial jaraguaense é formada por floresta de Mata Atlântica. Pelo trabalho de resgate de fauna, a gente já percebe que este ambiente abriga uma biodiversidade gigantesca. E pelo monitoramento a gente consegue acompanhar estes animais, muitos ameaçados de extinção, livres no meio da floresta.

As armadilhas fotográficas já flagraram espécies como quatis, gato-do-mato pequeno, gato-maracajá, jaguatirica e até mesmo uma puma também conhecida como onça parda. “Outro objetivo deste trabalho é medir o nível de conservação das matas. “Quando você consegue observar espécimes que chamamos de ‘guarda-chuva’ como, por exemplo, uma puma, a gente sabe que naquela área está bem preservada”, destacou Raboch.